Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Novo álbum do Radiohead pode ser lançado a qualquer momento

Banda finaliza preparativos do sucessor de King of Limbs

Redação Publicado em 08/01/2016, às 16h45 - Atualizado às 20h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Thom Yorke (à esquerda) e Jonny Greenwood, do Radiohead - Chris Pizzello/AP
Thom Yorke (à esquerda) e Jonny Greenwood, do Radiohead - Chris Pizzello/AP

Tudo indica que o novo álbum do Radiohead, sucessor de King of Limbs (2011), pode ser lançado a qualquer momento. Um usuário do Reddit descobriu que os britânicos criaram uma empresa de publicações recentemente, a Dawn Chorus LLP. Thom Yorke usou a mesma estratégia para outros álbuns, como o In Rainbows, lançado pela Xurbia Xendles Ltd, em 2010.

Discos mais aguardados de 2016

Em entrevista recente, o guitarrista da banda britânica, Jonny Greenwood, confirmou a informação de que o novo álbum já está pronto e ainda adiantou que o grupo está planejando o lançamento do disco e da turnê para 2016.

Dez maneiras inusitadas de se lançar um disco.

"Terminamos as gravações do novo álbum, mas continuamos reavaliando o trabalho que fizemos", disse Greenwood à estação russa Silver Radio. "Esperamos tê-lo pronto em breve, e depois disso começaremos a planejar a turnê que acontecerá no ano que vem [2016]."

O próximo disco do Radiohead – sucessor de King of Limbs (2011) – foi produzido de maneira lenta desde o segundo semestre do ano passado. Até agora, muito pouco se sabe sobre o teor das novas canções ou qualquer outra informação relacionada ao novo trabalho.

Reconectando o Radiohead: como a banda mais experimental da música atual aprendeu a fazer rock novamente.

No último mês de junho, Greenwood comentou os progressos da banda em estúdio ao site alemão 3voor12. "Não fazemos nada juntos há muito tempo, então recomeçar toma bastante tempo", disse o guitarrista. "Estamos trabalhando em períodos agora. Esta tarde, Thom [Yorke] e eu vamos trabalhar em uma música que começamos ontem e ver o que acontece."

Na ocasião, o guitarrista revelou que o Radiohead estava mexendo em uma música composta por eles há quase 20 anos, "Lift". A canção chegou a ter algumas versões mais cruas tocadas em shows da banda.

O um dos dez grandes shows da história do Grammy; veja lista completa.

Mudando o método

No último mês de fevereiro, Jonny Greenwood afirmou que o Radiohead "certamente mudou o método" para fazer próximo disco. "É muito difícil [de explicar como acontece]", disse ele em entrevista ao The Sunday Guardian. "Estamos trabalhando com limites. É como se estivéssemos tentando usar coisas velhas e novas tecnologias para ver como fica."

Veja abaixo a banda em estúdio, em imagem divulgada pelo produtor Nigel Godrich.

Greenwood ainda acrescentou que as gravações estavam indo "muito bem". "Não tínhamos ouvido nada antes, então, estamos todos bem felizes”, comentou o guitarrista. "Agora, suponho que vamos ouvir o que fizemos e ver se estávamos corretos em ficar contentes. Mas deixamos as coisas em um bom estado da última vez que paramos."

Vida Pop – O curioso caso do sumiço do rock.

O Radiohead volta a preparar novas músicas três anos após o lançamento de The King of Limbs, tempo durante o qual os integrantes do grupo se mantiveram ocupados. Greenwood, por exemplo, continuou trabalhando com trilhas sonoras orquestradas para filmes (incluindo Vício Inerente, longa de Paul Thomas Anderson).

Enquanto isso, o baterista Philip Selway produziu o segundo disco solo dele, que foi lançado em outubro de 2014. O vocalista Thom Yorke fez shows com o Atoms for Peace, um projeto paralelo em parceria com Flea (Red Hot Chili Peppers) e Nigel Godrich.

Além disso, no ano passado, Yorke lançou um disco solo surpresa no BitTorrent, chamado Tomorrow's Modern Boxes, sob o valor de US$ 6 (saiba mais aqui).