Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Novo disco do Tool ultrapassa Lover, de Taylor Swift, e conquista o primeiro lugar nas paradas

De acordo com a Billboard, Fear Inoculum é o álbum de rock de maior sucesso do último ano

Redação Publicado em 09/09/2019, às 12h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maynard James Keenan e Taylor Swift. (Foto: Daniel Karmann / Picture Alliance / dpa / Chris Pizzello / AP)
Maynard James Keenan e Taylor Swift. (Foto: Daniel Karmann / Picture Alliance / dpa / Chris Pizzello / AP)

O novo disco de metal progressivo do Tool, Fear Inoculum, foi lançado em 30 de agosto e, na semana de estreia, conquistou o primeiro lugar da Billboard 200, desbancando o recente trabalho pop de Taylor SwiftLover

+++ Leia mais: De volta, Tool bate recorde ao ter a música mais longa da história nas paradas de sucesso

Curiosamente, o resultado foi atingido sem a ajuda de pacotes comerciais ou estratégias de marketing. Ainda assim, a banda vendeu o equivalente a 270 mil unidades do álbum, de acordo com a Nielsen Music. Os números medem a comercialização das músicas em unidades físicas e também streamings e vendas online.

O sucesso do disco fez com que os estoques fossem reduzidos rapidamente, mas o Tool anunciou a produção de mais unidades. 

+++ Leia mais: Corey Taylor comenta porque o Tool demorou tanto para usar os streamings

A banda passou muitos anos se sustentando no mercado sem aderir a novas tecnologias de repercussão, colocando toda sua discografia nas plataformas de streaming somente em agosto de 2019. 

Todos os álbuns e um EP da banda entraram para o Top 10 do iTunes. A música “Sober”, do disco Undertown, também superou o hit “Old Town Road”, do rapper Lil Nas X, que até então dominava as paradas.