Novo doc de Michael Moore ganha teaser

Cineasta pede, ironicamente, doações para grandes instituições financeiras; filme abordará crise econômica

Da redação Publicado em 15/06/2009, às 11h46

O novo filme de Michael Moore ainda não tem título, mas já ganhou trailer. O diretor de Fahrenheit 11/9 e Tiros em Columbine aborda Wall Street e a crise financeira em seu próximo documentário. A previsão é de que a fita chegue aos cinemas em 2 de outubro - um dia após o aniversário de um ano da aprovação do mega-pacote de US$ 700 bilhões (R$ 1,35 tri) para livrar Wall Street, o epicentro da economia norte-americana, da quebra total.

O teaser não contém cenas do doc, que é anunciado, simplesmente, como "o novo filme". No lugar, um sarcástico Moore toma a palavra para pedir doações aos presidentes de grandes instituições financeiras. Segundo o cineasta, o espectador poderá abrir a carteira para socorrer corporações como Citibank, Bank of America, AIG, Goldman Sachs e JP Morgan - todas sacudidas pela série de tremores financeiros iniciada em meados do ano passado. "Você por favor poderia generosamente doar algo?", Moore lança seu irônico S.O.S. corporativo. Confira o trailer abaixo:

De acordo com o blog The Playlist, crianças vestidas com uma camisa branca, na qual se lia "salve os CEOs" (em inglês), foram até a plateia de um cinema nova-iorquino para coletar dinheiro à "nobre causa" - e alguns espectadores, acredite, chegaram a contribuir.

Em fevereiro, por meio de seu site oficial, Moore convocou "alguns poucos bravos que trabalham em Wall Street ou na indústria financeira a dar um passo adiante e compartilhar comigo o que vocês sabem... ser um herói e me ajudar a expor o maior embuste da história americana".

Ao jornal USA Today, o cineasta revelou uma vocação à la Crepúsculo para a produção. "Este filme não será uma lição em economia. Vai ser algo mais do tipo 'filme de vampiro'. Em vez de personagens se alimentando do sangue das vítimas, eles sugam o dinheiro. E nunca parecem satisfeitos."