Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Novo James Bond poderá se passar no Afeganistão

Daniel Craig, pela terceira vez na pele do agente 007, pode combater o tráfico de drogas em filme previsto para 2011

Da redação Publicado em 15/06/2009, às 11h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O 23° filme da franquia James Bond deverá se passar no Afeganistão, segundo o jornal britânico The Guardian. A equipe do filme - o terceiro com Daniel Craig no papel do espião que gosta de seu Dry Martini "batido, não mexido" - já teria entrado em contato com a embaixada britânica na capital, Cabul, em busca de orientações técnicas - a intenção é usar locações na província de Helmand, ao sul do país.

Na sequência de Cassino Royale e Quantum of Solance, Bond combateria barões do tráfico de drogas no Afeganistão. Lashkaer Gah, capital de Helmand, é foco de insurgentes talibãs - diplomatas só podem sair escoltados por guardas-costas e em veículos à prova de bala. A cidade é, ainda, a maior produtora de derivados do ópio do mundo.

Não será a primeira vez que o Afeganistão servirá como set à saga criada pelo escritor Ian Fleming, em 1953. Em Marcado Para a Morte (1987), com a Guerra Fria ainda inscrita no globo, o James Bond de Timothy Dalton virou prisioneiro em um campo soviético instalado no país.

Peter Morgan juntou-se recentemente ao time de roteiristas que dará conta da história, completado por Neal Purvis e Robert Wade. Enquanto os dois últimos trabalharam juntos nos quatro filmes mais recentes do agente 007, Morgan ainda é relativamente novato no terreno da ação. Seu currículo, no entanto, lhe dá crédito: ele assinou filmes como A Rainha (pelo qual ganhou o Globo de Ouro, em 2007), Frost/Nixon e O Último Rei da Escócia. Morgan entra no lugar de Paul Haggis, que colaborou com os outros dois filmes com Daniel Craig na pele de Bond.

A previsão de lançamento é 2011. Por ora, pouco se sabe sobre o novo episódio da franquia. Craig será Bond e Judi Dench deverá retornar como M, a chefe do espião, mas o resto do cast, assim como o diretor, ainda não são conhecidos. É provável que o novo filme resgate personagens clássicas do universo de Fleming, como Q (responsável pelos engenhos usados pelo espião) e Moneypenny, secretária particular de M.