Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

O dia em que David Bowie foi preso por carregar material nazista [FLASHBACK]

Cantor foi detido na fronteira entre Rússia e Polônia, mas disse que o material era para a pesquisa de um filme sobre Joseph Goebbels

Gabriela Piva (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 12/05/2021, às 09h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
David Bowie durante show em Frankfurt em 1978 (Foto: Kirmes/dpa/Corbis)
David Bowie durante show em Frankfurt em 1978 (Foto: Kirmes/dpa/Corbis)

Dentre vários personagens, como Ziggy Stardust e Aladdin Sane, a invenção de David Bowie, The Thin White Duke, chocou os fãs. Criado durante o disco Station to Station (1976), o alter ego flertava com o nazismo e causou uma detenção ao "Camelão do Rock": foi preso por carregar materiais sobre a extrema-direita entre a Rússia e Polônia em 27 de abril de 1976. 

Segundo This Day In Music, policiais da fronteira prenderam Bowie após encontrarem livros e lembranças nazistas na mala dele. Como defesa, disse usá-los para pesquisas de um filme sobreJoseph Goebbels, Ministro da Propaganda e braço direito de Adolf Hitler.

+++ LEIA MAIS: O dia em que David Bowie e Iggy Pop foram presos por posse de maconha

Anos mais tarde, em 1993, Bowie tentou explicar a relação com o nazismo em entrevista ao NME: “Meu interesse pelos nazistas era o fato deles supostamente terem vindo para a Inglaterra para encontrar o Santo Graal antes da Guerra. A ideia de colocar judeus em campos de concentração e a opressão de diferentes raças escapou da minha natureza ferrada naquele momento.”

O abuso de cocaína fez os limites entre Bowie e The Thin White Duke se confundirem na época de Station to Station. Em entrevista à Playboy, comparou Hitler com uma estrela do rock: “Estrelas do rock são para fascistas. Adolf Hitler foi um dos primeiros rockstars.” 

+++ LEIA MAIS: O dia em que David Bowie fumou maconha pela primeira vez com John Paul Jones - antes do sucesso de Led Zeppelin

Alter egos, como The Thin White Duke, não eram novidade no arsenal criativo de David Bowie: em 1972, criou Ziggy Stardust, semideus bissexual; em 1973, Aladdin Sane, inspirado no meio-irmão do artista, Terry, diagnosticado com esquizofrenia. O último personagem foi The Blind Prophet, do disco Blackstar (2016), para mostrar um profeta cego prevendo a própria morte. Bowie morreu de câncer no fígado dois dias após o lançamento do álbum.

+++ LEIA MAIS: Fundador dos Rolling Stones, Brian Jones já vestiu uniforme nazista para ensaio de fotos na Alemanha

+++ MV BILL: 'A GENTE TEM A PIOR POLÍTICA DE GOVERNO PARA O PIOR MOMENTO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL