O dia em que Eric Clapton subiu ao palco com John Lennon e a Plastic Ono Band; assista

A performance icônica aconteceu em 1969

Redação Publicado em 27/07/2020, às 19h44

None
John Lennon(Foto: AP Images) e Eric Clapton (Foto: Star Max / AP / Photos)

Eric Clapton era muito próximo dos Beatles quando, em 1969, John Lennon pediu para o músico se juntar a ele e à The Plastic Ono Band no palco do Toronto Rock and Roll Revival. As informações são da Far Out Magazine.

+++LEIA MAIS: John Lennon escreveu uma carta para convidar Eric Clapton a tocar com ele e Yoko Ono: 'Sinto que podemos trazer o melhor de você'

O Toronto Rock and Roll Revival foi um festival de música de doze horas realizado em Toronto, em 13 de setembro de 1969. O evento contou com uma série de artistas, como Little Richard e os músicos do The Doors.

Os organizadores do festival perguntaram a Lennon se ele e Yoko Ono queriam ser os anfitriões do evento - proposta que o Beatle aceitou com a condição de tocar ao vivo: "Recebemos uma ligação na sexta-feira sobre o Toronto Rock and Roll Revival com uma audiência de 100.000 pessoas, lembrou o músico em entrevista à Anthology.

+++ LEIA MAIS: Como Elton John ajudou John Lennon e Yoko Ono a se reconciliarem?

O músico continuou: “Eles estavam nos convidando como rei e rainha para presidir, e não para tocar. Mas eu não ouvi isso. Disse: 'Apenas me dê tempo para reunir uma banda' e fomos na manhã seguinte”.

Na manhã na qual o voo estava programado - dia anterior ao show - Lennon, Ono e Clapton não chegaram ao aeroporto, e o guitarrista permaneceu sem saber sobre a apresentação. Felizmente, o co-organizador do festival, John Brower, conseguiu ligar para Clapton e pediu para ele entrar em contato com o Beatle e Ono, que ainda estavam na cama.

+++ LEIA MAIS: Yoko Ono diz que relacionamento com John Lennon arruinou a carreira dela

Clapton disse que recebeu “um telefonema no dia em que deveríamos ir voar e ele alguém havia lhe pedido para fazer um show. Então tive que ir ao aeroporto em uma hora”. O grupo fez dois ensaios, um durante o vôo de Londres para Toronto e outro nos bastidores, pouco antes de aparecerem no palco.

"O burburinho foi incrível", acrescentou Lennon na entrevista. “Nunca me senti tão bem em toda a minha vida. Todo mundo estava conosco e pulando e fazendo o sinal de paz, porque eles sabiam a maioria das músicas de qualquer maneira”.

+++LEIA MAIS: John Lennon conheceu o filho Julian três dias depois do nascimento: o que ele disse?

Na volta para casa, Lennon confirmou com Clapton que não queria mais fazer parte dos Beatles - e o set da apresentação no festival foi lançado no disco ao vivo Live Peace em Toronto 1969. Assista: 


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS