O dia em que Jack White tocou o primeiro disco no espaço [FLASHBACK]

Em 2016, Jack White comemorou o aniversário de 7 anos da gravadora Third Man Records

Redação Publicado em 01/08/2021, às 15h00

None
Jack White (Foto: Charles Sykes/AP Images)

O astro do rock Jack Whitejuntou sua paixão pela música e seu interesse pelos avanços da ciência para fazer um feito inédito no mês de julho de 2016: tocar o primeiro disco de vinil no espaço.

O plano ousado foi desenvolvido em homenagem ao sétimo aniversário da gravadora de White, Third Man Records, a qual também tinha ultrapassado a marca de 3 milhões de discos prensados, segundo a Rolling Stone EUA.

+++ LEIA MAIS: Com disco de rock do ano, The Raconteurs está de volta depois de 11 anos: 'É importante viver a vida' [ENTREVISTA]

De acordo com o comunicado publicado pelo canal oficial da Third Man Records no Youtube, o projeto levou três anos para ser idealizado, desenvolvido com base em muitas pesquisas e, finalmente, realizado.

O engenheiro Kevin Carrico deu vida à vitrola espacial Icarus Craft e ao disco de ouro que seria reproduzido - o material convencional para discos de vinil poderia ser distorcido durante a viagem.

+++ LEIA MAIS: Entrevista: Jack White elogia Twenty One Pilots, defende Greta Van Fleet e detalha amizade com Bob Dylan

Para o conteúdo, o discurso “A Glorious Dawn”, de Carl Sagan, foi escolhido para ser reproduzido. A gravação tinha sido lançada como single de 7 polegadas pela gravadora sete anos antes.

A Icarus Craft foi lançada por meio de balão e alcançou cerca de 28.777 metros em 81 minutos de voo.

+++ LEIA MAIS: Jack White explica sua aversão a celulares, e porque nunca teve um

“Combinar nossos impulsos criativos com os de descoberta e ciência é nossa paixão e, mesmo na escala do que trabalhamos aqui, foi estimulante decidir fazer algo nunca feito anteriormente e trabalhar até a isso ser completo,” disse White na época.


+++ 15 ANOS DE GISELE BÜNDCHEN NA CAPA DA ROLLING STONE BRASIL | ENTREVISTA