Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Notícias / Flashback

O dia em que James Cameron quase se afogou durante filmagens de O Segredo do Abismo

Estrelado por Ed Harris, O Segredo do Abismo tem diversas cenas subaquáticas - e as filmagens quase foram fatais para James Cameron

Redação Publicado em 29/09/2023, às 13h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
James Cameron (Foto: Willy San Juan / Invision / AP)
James Cameron (Foto: Willy San Juan / Invision / AP)

Durante filmagens de O Segredo do Abismo, filme lançado em 9 de agosto de 1989 nos Estados Unidos, James Cameron quase morreu afogado. Vale lembrar como a produção estrelada por Ed Harris (Virgil Bud Brigman) e Mary Elizabeth Mastrantonio (Lindsey Brigman) tem várias cenas subaquáticas.

Durante exibição especial do filme que aconteceu na última quarta, 27, segundo informações da Variety, o cineasta relembrou essa história durante quadro de perguntas e respostas. Nomes do elenco como Harris, Mastrantonio e Michael Biehn (Lt. Hiram Coffey) participaram das gravações debaixo d'água.

+++LEIA MAIS: O famoso e-mail que fez James Cameron mudar uma cena de Titanic

"Tínhamos os 'anjos,' que eram os mergulhadores de segurança que estavam ali, e cada um foi designado para um ou dois atores e os manteve à vista o tempo todo," afirmou. "[Mas] eles não estavam me observando."

Em seguida, o cineasta também revelou como as filmagens aconteciam a nove metros de profundidade e "usava pesos pesados ​​em volta dos pés, sem nadadeiras, um cinto pesado em volta da cintura," para mover a câmera. Vale lembrar como ele é um mergulhador experiente.

+++LEIA MAIS: James Cameron nega que fará filme sobre submarino que implodiu indo ao Titanic: 'Rumores ofensivos'

Em determinado momento do mergulho quase fatal, o tanque de oxigênio de James Cameron ficou sem ar enquanto "todo mundo acende as luzes e ninguém está me observando."

"Ele estava batendo no fundo do tanque há três semanas e rasgou o diafragma - então purguei com cuidado e respirei fundo... água," explicou. "E então purguei novamente e respirei fundo novamente... água."

Naquele momento, era quase o ponto de check-out e os mergulhadores de segurança são ensinados a segurá-lo para que você não embolize e deixe seus pulmões se expandirem ao subir. Mas eu sabia o que estava fazendo.

+++LEIA MAIS: James Cameron revela que previu IA em 1984: 'Vocês não me escutaram'

"E ele não me deixou ir, e eu não tinha como dizer a ele que o regulador não estava funcionando. Então eu dei um soco no rosto dele e nadei até a superfície e, portanto, sobrevivi," finalizou James Cameron no evento.