Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

O dia em que Jimmy Page e David Bowie tocaram juntos antes da fama; ouça

A gravação aconteceu em 1965, bem antes do Led Zeppelin ou do nome artístico de Bowie

Redação Publicado em 18/03/2020, às 13h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jimmy Page em 1977, durante apresentação do Led Zeppelin no festival Day on the Green, em Oakland, Califórnia (Foto: Michael Zagaris Photography LLC e Reel Art Press)
Jimmy Page em 1977, durante apresentação do Led Zeppelin no festival Day on the Green, em Oakland, Califórnia (Foto: Michael Zagaris Photography LLC e Reel Art Press)

Jimmy Page tocou junto em estúdio com David Bowie em 1965. O Led Zeppelin estava ainda longe de ser criado e Bowie ainda usava o nome de batismo, David ‘Davy’ Jones e liderava a banda inglesa The Manish Boys. As informações são do site Showbiz Cheatsheet.

Assim como os Rolling Stones, os Manish Boys basearam o nome em uma música do guitarrista Muddy Waters. (Waters tinha uma faixa de 1955 intitulada "Mannish Boy".) EDavid Bowie, na época ainda Jones, gravou com a banda um cover da faixa de Bobby Bland chamada "I Pity the Fool".

+++LEIA MAIS: Jimmy Page tocou em músicas dos Rolling Stones antes e depois do Led Zeppelin

Naquele dia, no estúdio, Bowie descobriu que um guitarrista contratado para sessões de gravação se juntaria aos Manish Boys para fazer um solo de guitarra. Esse homem eraJimmy Page(então com 21 anos).

Escute o cover de “I Pity the Fool” dos ManishBoys, com solo de Jimmy Page, abaixo:

Essa foi apenas uma das várias participações do guitarrista com artistas que se tornariam célebres. Até 1965, Page já havia tocado em faixas do The Who ("I can’t explain"), dos Rolling Stones (uma demo de "Heart of Stone"), de uma trilha sonora de filme dos Beatles (A Hard Day's Night) e de uma música que foi 1º lugar da Billboard (“Downtown” de Petula Clark).

+++LEIA MAIS: Como David Bowie ficou com 'olhos de alienígena' após briga por uma garota?

Bowie disse em entrevistas que se lembra com carinho dessa época e já admirava Page : "Quando eu era um bebê, fiz uma sessão de rock com uma das milhões de bandas que eu tinha nos anos 60, e o guitarrista de sessão era esse garoto que tinha acabado de sair da escola de arte e já era uma das melhores sessões cara, Jimmy Page."

O Starman até se lembrou que Page tinha alguns truques na manga naquele dia. "Ele tinha acabado de receber uma caixa de penugem e ele a usou no solo", disse Bowie na mesma entrevista. "Ele estava muito animado com isso." Claramente, Page testou equipamentos novos na ocasião.


+++ GUNS N' ROSES: 11 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A BANDA