Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

O dia em que Joe Strummer foi preso durante um show do The Clash

O vocalista agrediu um fã durante show na Alemanha, em 1980

Redação Publicado em 17/04/2020, às 15h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joe Strummer (Foto: Globe Photos / Media Punch / IPX)
Joe Strummer (Foto: Globe Photos / Media Punch / IPX)

O ano de 1980 não foi o melhor para o The Clash. Apesar do sucesso do disco London Calling(1979,) a frustração passada pelo grupo no ano seguinte resultaria em um acesso de raiva do vocalista Joe Strummer no meio de show na Alemanha - e o resultado não foi positivo. As informações são da Far Out Magazine.

+++LEIA MAIS: Por que Joe Strummer sumiu pouco antes de uma das principais turnês do The Clash em 1982?

Após ter acordos rejeitados pela gravadora CBS, o grupo tinha muita raiva acumulada - fato percebido durante um show na Alemanha em maio de 1980. Na apresentação feita em Hamburgo, o vocalista Strummer atacou um fã com uma guitarra e foi preso por isso.

Em entrevista à NME, o vocalista do The Clash explicou como as coisas saíram do controle: "Em Berlim, existem alguns skinheads alemães e eles diziam 'Oh, minha avó gosta de The Clash'. Compreensivelmente, eles estavam chateados com isso. Mas em Hamburgo essas crianças nos atacaram, dizendo: 'Você está acabado’”.

+++ LEIA MAIS: 40 anos de London Calling: 7 curiosidades sobre o disco do The Clash [LISTA]

O músico continuou:  No entanto, imaginei que eles não haviam chegado a essa conclusão. Não acho que eles tenham trabalhado usando seus próprios cérebros. Um ano difícil. Aquilo em Hamburgo foi uma espécie de divisor de águas, sabia?”

Segundo Strummer, havia um clima violento na platéia: “Não foi como nada que você já viu. Estavam todos na frente e, se pudessem agarrar um fio de microfone, puxariam, e era um cabo de guerra. Então começou a ficar realmente violento - e isso foi minha culpa de certa forma. Quanto um homem pode aguentar, sabe? Estava tocando e vi esse cara usando o homem na frente dele como um saco de pancada, tentando ser durão".

+++ LEIA MAIS: Como The Clash se tornou rei de Nova York com 17 shows em 1981?

Após ver a cena, o vocalista do The Clash não pensou duas vezes: “Bati na cabeça dele com uma Telecaster, só perdi a paciência. Havia sangue jorrando na frente do rosto dele. Não foi muito fácil, mas parecia realmente horrível. E o uivo da platéia - você deveria ter ouvido. A partir de então, ele entrou e deu um soco”. 

Strummer acrescentou: "Depois disso, depois de ter sido derrubado na delegacia e acusado de agredir um cidadão alemão ao bater na cabeça dele com uma guitarra, comecei a pensar que havia ultrapassado minha marca. É isso que quero dizer com um divisor de águas - a violência realmente me controlou pela primeira vez. Fiquei com muito medo dela me dominar. Desde então, decidi que a única maneira de combater o comportamento agressivo da platéia é tocar uma música muito chata”.


+++ SESSION RS: SCALENE TOCA ASSOMBRA