Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

O dia em que os Beatles se reuniram para homenagear John Lennon [FLASHBACK]

Para lidar com a perda do vocalista, George Harrison escreveu uma música ao amigo

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 31/05/2021, às 12h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
The Beatles (Foto: AP Image)
The Beatles (Foto: AP Image)

Para homenagear John Lennon, os Beatles se reuniram depois do término da banda para gravar "All Those Years Ago," música de George Harrison lançada há cerca de 40 anos. A informação é do UCR.

Originalmente, a canção seria para Ringo Starr, mas o baterista não gostou da letra - e Harrison a descartou em novembro de 1980. No mês seguinte, em dezembro, o guitarrista tirou a música da gaveta por conta da morte de Lennon.

+++LEIA MAIS: Por que John Lennon achava 'sem sentido' fazer uma reunião dos Beatles?

Para tentar lidar com a perda, George Harrison optou por trabalhar normalmente em seu estúdio de gravação. Afinal, o músico ficou abalado com a morte de alguém que conhecia desde os 13 anos.

No livro de memórias Backstage Passes and Backstabbing Bastards (1998), o tecladista Al Kooper relembrou como o guitarrista "estava na cozinha, branco como um lençol, realmente abalado. Todos nós tomamos café da manhã. Ele recebeu ligações de Paul e Yoko, e isso realmente pareceu ajudar o espírito dele. Então fomos para o estúdio e começamos o dia de trabalho." O músico também revelou: "[Deixávamos] a taça de vinho de George cheia o dia todo" para fortalecê-lo contra a pressão emocional.

+++LEIA MAIS: Por que Michael Jackson comprou o catálogo dos Beatles em 1980?

George Harrison encontrou uma maneira de lidar com o trauma por meio da música e começou a escrever novas letras para a canção arquivada. “Estou gritando sobre amor / Enquanto eles tratavam você como um cachorro / Mas você aponta o caminho para a verdade quando diz / Tudo que você precisa é amor / E foi você que eles encostaram na parede / Foi você que imaginou tudo / Todos aqueles anos atrás," escreveu para John Lennon.

Mais tarde, o músico admitiu saber dos versos "estranhos" de "All Those Years Ago," mas estava certo da mensagem por trás da letra. "Falo tudo sobre Deus e ele é a única razão pela qual existimos - acredito ser verdade," afirmou ao Creem. "Há todas essas pessoas estranhas sem acreditar em Deus e andando por aí matando todo mundo. É como se fossem elas apontassem o dedo para Lennon, dizendo como ele é um estranho. Às vezes, minhas letras ficam um pouco abstratas em alguns lugares."

+++LEIA MAIS: ‘As pessoas tinham muito medo de John Lennon’, diz amigo do ex-Beatles

Quando gravava a música, Harrison convidou Paul McCartney para ser backing vocal. "All These Years Ago" foi lançada em maio de 1981, um mês antes do disco Somewhere in England, e alcançou a segunda posição nas paradas. Também tornou-se uma das canções mais populares do ex-Beatles.

Durante entrevista de 1988 para um canal de TV, o artista falou sobre a música: "Conheço John, ele sabia quem ele era - uma alma presente neste corpo durante esse período. É apenas o método pelo qual você morre. Você sabe, é melhor se você puder deixar seu corpo conscientemente na morte, ao invés de algum lunático atirando em você na rua ou tendo um acidente de avião. Acho lamentável a maneira como ele se foi, mas isso realmente não importa - ele está bem, e a vida flui dentro de você e sem você."

+++LEIA MAIS: 6 músicas dos Beatles que John Lennon odiava [LISTA]


+++ SUPLA | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL