Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

50 anos da prisão de Paul McCartney por posse de maconha - como foi essa história?

Em 1980, quando estava em turnê com Linda McCartney, Paul ficou preso no Japão durante nove dias

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 10/08/2022, às 19h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paul e Linda McCartney (Foto: AP Images)
Paul e Linda McCartney (Foto: AP Images)

Uma década após o fim dos Beatles, Paul McCartney seguia uma carreira diferente: em 1971, formou uma banda com a esposa, Linda McCartney, chamada Paul McCartney and Wings. Quando a dupla foi ao Japão para uma turnê asiática em 1980, no entanto, o artista foi preso pela polícia de Tóquio por posse de drogas.

Segundo o Express UK, quando o casal chegou na alfândega do aeroporto, as autoridades apreenderam as drogas. O sistema judicial no Japão trata crimes relacionados a substâncias ilícitas com extrema seriedade, então McCartney quase foi sentenciado a sete anos de prisão.

+++LEIA MAIS: Paul McCartney se arrepende de não ajudar Amy Winehouse; entenda

O ex-Beatle carregava aproximadamente 226 gramas de cannabis, e assegurou aos policiais que tinha intenção de uso próprio, não de comercialização e distribuição. Mesmo assim, foi levado para uma prisão em Tóquio direto do aeroporto e lá ficou durante nove dias, antes de ser liberado sem grandes punições. Em 2004, o artista relembrou o ocorrido:

 "Estávamos indo ao Japão e sabia como não encontraria nada para fumar lá... Era muito bom para jogar fora, então pensei em levar comigo." McCartney também mencionou como o policial quem fez a apreensão parecia mais envergonhado que ele.

+++LEIA MAIS: O dia em que Paul McCartney visitou Dave Grohl: 'Escondi todas as coisas dos Beatles' [FLASHBACK]

Após deixar a prisão, McCartney foi deportado do Japão e retornou apenas em 1990, para a The Paul McCartney World Tour. Todo o dinheiro arrecadado no show foi doado para a caridade.