Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

O dia em que Pete Best, baterista dos Beatles, foi expulso da banda: 'Me deixem em paz'

O músico foi substituído por Ringo Starr em 1962

Redação Publicado em 27/07/2020, às 15h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os Beatles com Pete Best na bateria (Foto: Reprodução/ Twitter/ Liverpool Beatles Museum)
Os Beatles com Pete Best na bateria (Foto: Reprodução/ Twitter/ Liverpool Beatles Museum)

John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr fizeram parte da lendária formação dos Beatles, considerado um dos grupos mais influentes da música. No entanto, nem sempre esses foram os integrantes da banda. As informações são do site Aventuras na História

+++LEIA MAIS: Por que os Beatles demitiram o primeiro baterista e escalaram Ringo Starr?

Antes de se tornaraem o fenômeno conhecido na atualidade, os Beatles tinham Pete Best como baterista. O músico foi convidado para entrar na banda em 12 de agosto de 1960. Ele realizou cerca de 200 shows com o grupo, mas foi expulso quando o produtor George Martin reclamou da performance dele. 

Na época, a insatisfação foi compartilhada entre Martin, McCartney, Lennon e Harrison - e o empresário Brian Epstein precisou demiti-lo. Posteriormente, em entrevista ao The Late Late Show, Best falou sobre o dia da expulsão do grupo: “Pensava que seria uma sessão de perguntas [...] Entrei e Brian não estava normal, tranquilo, calmo e plácido. Ele estava muito agitado, e eu olhei para ele e disse: 'Whoa, alguma coisa cheira aqui...'".

+++LEIA MAIS: Beatles: guia definitivo com 338 músicas e 17 horas de duração é criado por revista; veja

Segundo Best, os outros integrantes dos Beatles não foram gentis quando o demitiram: "Inicialmente, eu não era um baterista bom o suficiente, então, de repente, eu era 'anti-social', 'não falava', 'genioso', 'devagar'" [...] Vamos lá caras, me dê um tempo. Vocês já me expulsaram da banda. Me deixem em paz, apenas me deixe seguir com minha própria vida".

Segundo o músico, apesar das declarações, ele nunca entendeu o real motivo da demissão. Na biografia de Best, o músico afirmou que o trio o achava “convencional demais para ser um Beatle”. No livro John, de Cynthia Lennon, relatou-se que enquanto os outros integrantes socializam e viajavam juntos, Best saía sozinho, o que o deixava de fora das experiências e projetos. 

+++LEIA MAIS: Por quanto tempo os Beatles cantam "na-na-na" em 'Hey Jude'? Gráfico tem a resposta - e é assustador

Apesar disso, Spencer Leigh, no livro Best of the Beatles: The Sacking of Pete Best, escreveu que o público gostava do baterista. Segundo ele, Best era considerado o integrante mais atraente do grupo - o que gerava ciúmes nos outros.

O motivo da demissão pode não estar completamente explicado, mas no dia 16 de agosto de 1962, Ringo Starr assumiu a bateria dos Beatles representando o que seria a formação lendária conhecida até a atualidade. 


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS