Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

O Discurso do Rei é o grande vencedor do Oscar 2011

Em premiação previsível, longa-metragem sobre o rei gago George VI levou quatro estatuetas para casa, entre elas a de melhor filme, melhor ator e melhor diretor

Da redação Publicado em 28/02/2011, às 11h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Colin Firth e sua estatueta de melhor ator, por <i>O Discurso do Rei</i>, no Oscar 2011 - AP
Colin Firth e sua estatueta de melhor ator, por <i>O Discurso do Rei</i>, no Oscar 2011 - AP

Sem grandes surpresas, foi realizada na noite deste domingo, 27, a 83ª cerimônia de premiação do Oscar, no teatro Kodak, em Los Angeles, transmitida para mais de 200 países. O longa-metragem O Discurso do Rei (que liderava com 12 indicações), apesar de ter ganho o mesmo número de estatuetas que A Origem (quatro, no caso), saiu como o grande vencedor da noite levando as importantes categorias de melhor filme, melhor ator para o britânico Colin Firth (por seu papel como o gago Rei George VI), melhor direção para Tom Hooper e roteiro original. Também como aguardado, Natalie Portman recebeu o troféu por seu trabalho em Cisne Negro.

Leia aqui um resumo de alguns dos discursos de agradecimento realizados durante o evento.

A apresentação ficou a cargo dos jovens atores Anne Hathaway e James Franco, dupla convocada para dar uma nova cara ao evento. Não fosse pelo carisma e a desenvoltura da adorável atriz, seria mais do mesmo considerando que Franco entrou e saiu apagado e que o estilo da premiação segue ainda o tradicionalismo que a mantém muitas vezes maçante. Um dos pontos altos na apresentação da dupla, contudo, envolveram a atriz vestindo um smoking e sapatos brilhantes, cantando e brincando com Hugh Jackman (que apresentou o Oscar em 2009 e com quem, na época, Hathaway participou de um número) e Franco assumindo a faceta de Marilyn Monroe em Os Homens Preferem as Loiras (1953). Na abertura, valendo citar, foi exibido um vídeo pré-gravado no qual eles brincaram sobre a tarefa de comandar a noite, baseando-se na trama de A Origem, longa-metragem de Christopher Nolan (contando com a participação de Alec Baldwin, que comandou a premiação em 2010 junto a Steve Martin), e citando os dez indicados à categoria de melhor filme.

Além dos já citados prêmios a O Discurso do Rei, A Origem, longa-metragem de Christopher Nolan, levou quatro estatuetas nas categorias técnicas de efeitos especiais, mixagem de som, edição de som e fotografia. A Rede Social, de David Fincher (que era tido como o favorito na categoria de direção), que também era um dos favoritos, veio atrás dos dois filmes, levando para casa três estatuetas: edição, trilha sonora (cujo grande responsável foi Trent Reznor, do Nine Inch Nails, junto ao seu parceiro Atticus Ross) e roteiro adaptado. O Vencedor levou as duas categorias de atores coadjuvantes, tendo sido premiados Melissa Leo e Christian Bale - assim como no Globo de Ouro, realizado no mês de janeiro. Também indo de acordo com as previsões feitas, a grávida atriz Natalie Portman levou o troféu por seu trabalho como a atordoada e perfeccionista protagonista bailarina em Cisne Negro, de Darren Aronovsky. A surpresa ficou com Bravura Indômita, dos irmãos Coen, que concorria em dez categorias e acabou não levando nenhum prêmio.

No que se refere ao lado musical, em uma dos vídeo preparados, trechos de alguns longas como Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte I, Toy Story 3, A Rede Social e Eclipse, da saga Crepúsculo, apareceram "remixados" e autotunados, com títulos engraçados para as "canções", brincando com as imagens e quebrando um pouco o clima monótono que havia tomado conta da noite até a metade dela. Apresentaram-se no palco Randy Newman cantando "We Belong Together", trilha de Toy Story 3, seguido de Mandy Moore, Zachary Levi e Alan Menken com "I See The Light", de Enrolados. "If I Rise", de 127 Horas, foi cantada por Florence Welch (do Florence and the Machine) ao lado de A.R. Rahman, e Gwyneth Paltrow entrou em cena para cantar "Coming Home", do filme Country Strong, no qual é protagonista. Jennifer Hudson entregou o prêmio de melhor música para "We Belong Together", de Toy Story 3.

Por mais que a produção tentasse divertir o público com registros e com a dupla de apresentadores, o show à parte ficou mesmo a cargo do lendário ator Kirk Douglas que, no auge de seus 94 anos de experiência, entreteve os presentes e os telespectadores ao apresentar a categoria de melhor atriz coadjuvante (vencida, como já citado, por Melissa Leo). A vontade que deu era a de vê-lo comandar o resto da premiação. Participaram do Oscar como apresentadores das categorias Tom Hanks, que abriu a noite com melhor direção de arte e melhor fotografia, e Mila Kunis (de Cisne Negro) junto a Justin Timberlake (de A Rede Social). "Eu sou o Banksy", brincou o astro, sobre a identidade do famoso grafiteiro que concorria na categoria de melhor documentário por Exit Through the Gift Shop (que, assim como Lixo Extraordinário, que mostra o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz, perdeu para o doc Trabalho Interno). A dupla ficou encarregada de dar a estatueta à equipe de Toy Story 3, filme que levou o Oscar como melhor animação. Mais tarde, Celine Dion cantou "Smile" (clássico de Charles Chaplin) durante a tradicional homenagem aos nomes do cinema que morreram neste último ano. Em seguida, Halle Berry fez tributo à cantora e atriz Lena Horne.

Passaram pelo palco Josh Brolin e Javier Barden, Russell Brand e Helen Mirren, Reese Witherspoon, Nicole Kidman com Hugh Jackman, Scarlett Johansson junto a Matthew McConaughey, Cate Blanchett, Billy Crystal e a apresentadora norte-americana Oprah. Sandra Bullock (eleita a melhor atriz no ano passado por Um Sonho Possível) e Jeff Bridges (eleito o melhor ator por Coração Louco, em 2010) apresentaram, separadamente, os prêmios dedicados aos melhores atores - introduzindo cada um dos indicados antes de falar o vencedor. Kathryn Bigelow (vencedora dos Oscar de melhor direção em 2010 por Guerra ao Terror) comandou a categoria de melhor diretor. O encerramento, após o prêmio de melhor filme, ficou a cargo do coral infantil PS22 Chorus, cantando "Over the Rainbow". Veja abaixo a lista completa de vencedores:

Filme

Cisne Negro

O Vencedor

A Origem

O Discurso do Rei

A Rede Social

Minhas Mães e meu Pai

Toy Story 3

127 Horas

Bravura Indômita

Inverno da Alma

Ator

Jesse Eisenberg - A Rede Social

James Franco - 127 Horas

Jeff Bridges - Bravura Indômita

Colin Firth - O Discurso do Rei

Javier Bardem - Biutiful

Ator coadjuvante

Christian Bale - O Vencedor

Jeremy Renner - Atração Perigosa

Geoffrey Rush - O Discurso do Rei

John Hawkes - Inverno da Alma

Mark Ruffalo - Minhas Mães e meu Pai

Atriz

Nicole Kidman - Reencontrando a Felicidade

Jennifer Lawrence - Inverno da Alma

Natalie Portman - Cisne Negro

Michelle Williams - Blue Valentine

Annette Bening - Minhas Mães e meu Pai

Atriz Coadjuvante

Amy Adams - O Vencedor

Helena Bonham Carter - O Discurso do Rei

Jacki Weaver - Animal Kingdom

Melissa Leo - O Vencedor

Hailee Steinfeld - Bravura Indômita

Animação

Como Treinar o Seu Dragão

O Mágico

Toy Story 3

Direção de arte

Alice no País das Maravilhas

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte I

A Origem

O Discurso do Rei

Bravura Indômita

Fotografia

Cisne Negro

A Origem

O Discurso do Rei

A Rede Social

Bravura Indômita

Figurino

Alice no País das Maravilhas

I am Love

O Discurso do Rei

The Tempest

Bravura Indômita

Diretor

Darren Aronovsky - Cisne Negro

David Fincher - A Rede Social

Tom Hooper - O Discurso do Rei

David O. Russell - O Vencedor

Joel e Ethan Coen - Bravura Indômita

Documentário longa-metragem

Lixo Extraordinário

Exit Through the Gift Shop

Trabalho Interno

Gasland

Restrepo

Documentário curta-metragem

Killing in the Name

Poster Girl

Strangers no More

Sun Come Up

The Warriors of Qiugang

Edição

Cisne Negro

O Vencedor

O Discurso do Rei

A Rede Social

127 Horas

Filme em língua estrangeira

Biutiful- México

Fora-da-Lei- Argélia

Dente Canino - Grécia

Incendies - Canadá

Em um Mundo Melhor - Dinamarca

Maquiagem

O Lobisomem

Caminho da Liberdade

Minha Versão para o Amor

Trilha sonora original

Alexandre Desplat - O Discurso do Rei

John Powell - Como Treinar o seu Dragão

A.R. Rahman - 127 Horas

Trent Reznor e Atticus Ross - A Rede Social

Hans Zimmer - A Origem

Canção original

"Coming Home" - Country Strong (Música e letra de Tom Douglas, Troy Verges e Hillary Lindsey)

"I See the Light" - Enrolados (Música de Alan Menken e letra de Glenn Slater)

"If I Rise" - 127 Horas (Música de A.R. Rahman e letra de Dido e Rollo Armstrong)

"We Belong Together" - Toy Story 3 (Música e letra de Randy Newman)

Curta-metragem de animação

Day & Night

The Gruffalo

Let's Pollute

The Lost Thing

Madagascar, Carnet de Voyage

Curta-metragem

The Confession

The Crush

God of Love

Na Wewe

Wish 143

Edição de som

A Origem

Toy Story 3

Tron - O Legado

Bravura Indômita

Incontrolável

Mixagem de som

A Origem

Bravura Indômita

O Discurso do Rei

A Rede Social

Salt

Efeitos especiais

Alice no País das Maravilhas

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte I

Além da Vida

A Origem

Homem de Ferro 2

Roteiro adaptado

A Rede Social

127 Horas

Toy Story 3

Bravura Indômita

Inverno da Alma

Roteiro original

Minhas Mães e meu Pai

A Origem

O Discurso do Rei

O Vencedor

Another Year