O episódio de Friends que foi quase inteiro uma propaganda, mas ninguém percebeu

Enquanto o programa ganhava popularidade, ele atraía as principais marcas da época - e uma delas se beneficiou de cerca de 22 minutos de tela

Redação Publicado em 20/07/2020, às 14h35

None
Rachel e Phoebe em Friends (Foto: Reprodução)

Em 1994, nascia Friends, uma das sitcoms mais comentadas de todos os tempos - e que, posteriormente, serviria de influência para muitas outras.

+++LEIA MAIS: 7 motivos para acreditar que Rachel e Joey formavam o melhor casal de Friends [LISTA]

E é claro que, como todo bom negócio, enquanto o programa ganhava popularidade, ele atraía as principais marcas da época, como a famosa loja de móveis norte-americana Pottery Barn (da qual você há de lembrar).

De acordo com um estudo de caso realizado pela Brand the Change (via CheatSheet), um bom posicionamento de produto pode alavancar a marca de 20 a 43%. Foi o que aconteceu com a Pottery Barn, que se beneficiou de quase 22 minutos (ou seja, um episódio completo) de Friends para colocar alguns de seus produtos no radar dos espectadores.

+++LEIA MAIS: Os 7 piores episódios de Friends, segundo o público [LISTA]

Em “Aquele com Mesa do Boticário”, Rachel mostra para Monica a nova mesa de boticário que ela encomentou da Pottery Barn. No entanto, Monica lembra que Phoebe (então colega de quarto de Rachel) odeia a Pottery Barn. Na verdade, ela despreza móveis produzidos em massa porque não têm história e "todo mundo acaba comprando as mesmas coisas."

Rachel mantém a mesa, mas mente para Phoebe, dizendo que a comprou num mercado de pulgas pelo valor simbólico de $ 1,50. Depois, elas vão ao apartamento de Ross, onde Rachel descobre que ele comprou uma mesa idêntica.

+++LEIA MAIS: Quanto os atores de Friends ganham até hoje com os direitos autorais?

Eles rapidamente cobrem a mesa com um lençol para que Phoebe não notasse, mas ela acaba derrubando vinho no lençol e descobre a mesa de boticário. Depois de perguntar a Ross onde ele conseguiu uma mesa daquelas, ela fica furiosa com a Pottery Barn por roubar o design de sua mesa antiga.

Mais tarde, para tirar sarro de Rachel, Ross sugere que ela leve Phoebe ao mercado de pulgas, onde ela "comprou" tantos móveis excelentes. Phoebe acata a ideia, mas, no caminho para casa, as duas passam pela vitrine do Pottery Barn, onde Phoebe reconhece instantaneamente a maioria dos móveis e desvenda o segredo de Rachel

+++LEIA MAIS: 8 cenas de Friends que certamente fizeram você chorar - e farão de novo [LISTA]

Ela acaba se rendendo à Pottery Barn e compra uma luminária, mas comenta que "pelo menos a mesa de boticário é real."

 

 


+++ 15 HISTÓRIAS INACREDITÁVEIS (E REAIS) DE OZZY OSBOURNE