Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

O filme esquecido de Stanley Kubrick; conheça Fear and Desire, o primeiro filme do diretor

Cineasta dirigiu o longa aos 24 anos

Redação Publicado em 27/07/2020, às 11h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Stanley Kubrick (Foto: AP)
Stanley Kubrick (Foto: AP)

2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), O Iluminado (1980) e Laranja Mecânica (1971) são algumas das grandes obras primas dirigidas por Stanley Kubrick, um dos maiores cineastas da história de Hollywood. A cinematografia dele é altamente reconhecida e conceituada entre os fãs de filmes. No entanto, existe um filme do Kubrick bastante esquecido: Fear and Desire ("Medo e Desejo", na tradução livre). A informação é da Far Out Magazine.

Fear and Desire foi um dos filmes mais importantes da carreira do cineasta, porque foi o longa de estreia dele. A produção foi lançada em 1953 e se passa durante uma guerra, tamática explorada na carreira de Kubrick, como em Dr. Fantástico (1964).

+++LEIA MAIS: Dossiê Scott Pilgrim: Como a saga de jovem apaixonado contra ex-namorados se tornou cult tão rápido?

"Existe uma guerra nesta floresta", diz o narrador do filme. "Não é uma guerra travada, ou que será, mas qualquer guerra e os inimigos que lutam aqui não existem, a menos que os convoquemos. Essa floresta, então, e tudo o que acontece agora, está fora da história. Somente as formas imutáveis ​​de medo, dúvida e morte são do nosso mundo".

Segundo a revista, Stanley Kubrick filmou Fear and Desire aos 24 anos. Ele conseguiu verba para o longa graças a um dinheiro ganho com um documentário sobre Abraham Lincoln e um investimento de um tio rico dele, dono de uma farmácia.

+++LEIA MAIS: Senhor dos Anéis: 4 fatos sobre Mordor que você provavelmente não sabia

Muitos diretores costumam não gostar dos primeiros filmes, com Kubrick não foi diferente. De acordo com a Far Out, ele considerava Fear and Desire como "um exercício de filme amador desastrado" e "uma estranheza completamente inepta".

Para impedir que as pessoas vissem ou distribuíssem o longa, o cineasta queimou o filme. No entanto, Fear and Desire sobreviveu e está em domínio público.

Assista ao longa completo abaixo.


+++ FREJAT: O DESAFIO É FAZER AS PESSOAS SABEREM QUE O DISCO EXISTE