O Gambito da Rainha: Interesse por xadrez aumentou significativamente após minissérie da Netflix

A série foi lançada no dia 23 de outubro

Redação Publicado em 23/11/2020, às 15h50

None
Gambito da Rainha (Foto: Netflix / Reprodução)

Após o lançamento da minissérie da Netflix, O Gambito de Rainha, o interesse pelo xadrez aumentou significativamente. Buscas na internet por jogos online e físicos cresceram muito nos Estados Unidos, Reino Unido e outros países. As informações são do Insider.

+++LEIA MAIS: O Gambito da Rainha é a nova série da Netflix que você precisa assistir: trama viciante, personagens eletrizantes e mais

Na série, lançada no dia 23 de outubro, Anya Taylor-Joy interpreta Elizabeth Harmon, uma carismática personagem que invade o mundo masculino do xadrez. No entanto, além dela, a principal estrela da produção é o próprio esporte. 

Na semana de lançamento da série, os Estados Unidos, o Reino Unido e muitos outros países registraram o aumento significativo das pesquisas por "xadrez" no Google. O eBay disse que as buscas por jogos de xadrez cresceram 273% nos 10 dias após a estreia do seriado, de acordo com o jornal Metro UK

+++LEIA MAIS: O Gambito da Rainha é a minissérie mais assistida da história da Netflix

Simon Purkis, fundador da fábrica de jogos de luxo Purling London, revelou ao Insider que "os acessos ao site aumentaram dramaticamente". Leon Watson, que dirige o Battersea Chess Club e trabalha para o Chess24.com, um site que transmite jogos ao vivo, explicou: "Vimos um aumento enorme no interesse de pessoas que entram em contato conosco querendo se envolver."

"Em todo o mundo, as pessoas procuram formas de entretenimento distantes e de baixo custo o ano todo. E o jogo online - assistir ou jogar - cresceu enormemente", concluiu Watson.

+++ LEIA MAIS: Como a série Dead To Me, da Netflix, está revolucionando a narrativa feminina

De acordo com David Llada, diretor de marketing da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), as mulheres representam cerca de apenas 16% dos jogadores licenciados de qualquer país: "O mundo do xadrez anseia por sua Beth Harmon da vida real!", afirmou ao Insider

Watson contou que o interesse das mulheres aumentou em Battersea: "Provavelmente recebemos mais consultas de mulheres nas últimas semanas do que nos últimos cinco anos, o que é brilhante."

+++ LEIA MAIS: As 7 produções mais caras da Netflix e quanto elas custaram [LISTA]


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


+++ FROID: 'QUERO CHEGAR A UM NÍVEL POPULAR' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL