O Hobbit chegará a algumas salas no Brasil em 48 quadros por segundo

Fluxo de imagens com a tecnologia é o dobro da atual usada na maioria dos filmes

Redação Publicado em 25/11/2012, às 09h36 - Atualizado em 26/11/2012, às 12h11

Gandalf (Ian McKellen), que deverá aparecer mais nessa trilogia do que em O Senhor dos Anéis
Reprodução/USA Today

Nota atualizada nesta segunda, 26, às 12h10, com alteração das salas de cinema de Curitiba e Recife

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada chegará ao Brasil também com a tecnologia de 48 quadros por segundo – o dobro da tecnologia atual usada no cinema mundial.

Galeria: saiba quem é quem em O Hobbit: Uma Jornada Inesperada.

O filme, cuja estreia está marcada para o dia 14 de dezembro, foi rodado desta nova forma, mas, apesar disso, os locais com a exibição especial serão limitados. Os 48 quadros por segundo se aproximam da capacidade de captação de imagem do olho humano, mas podem causar certo estranhamento.

No Brasil, as redes de cinema UCI e Cinemark anunciaram que trarão a versão para o país, apenas a primeira, porém, indicou as salas, seis no total: Rio de Janeiro (New York City Center), Salvador (Orient Iguatemi), São Paulo (Jardim Sul e Anália Franco), Curitiba (Estação) e Recife (Kinoplex Recife Shopping).

Segundo informações do site Hollywood Reporter, o lançamento também será limitado ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, maior polo de concentração de salas, terá 400 salas, enquanto 500 estarão espalhadas pelos outros países.

No Brasil, o único local a trazer o filme em Imax é o Cinépolis JK Iguatemi, em São Paulo, conforme a lista publicada no próprio site da empresa.

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada é o primeiro dos filmes da nova trilogia dirigida por Peter Jackson baseada nas histórias de J.R.R. Tolkien. Tomando como base um único livro O Hobbit, de 1937, que antecede os acontecimentos dos três O Senhor dos Anéis, Jackson irá lançar ainda O Hobbit - A Desolação de Smaug, em 13 de dezembro de 2013, e O Hobbit - Lá e de Volta Outra Vez, que encerra a saga, no dia 18 de julho do ano seguinte.