O mito sobre os olhos de David Bowie? Um de cada cor? Cego de um olho? Entenda

O astro do rock era conhecido por ter um olho azul e o outro verde, com a pupila dilatada

Redação Publicado em 29/06/2020, às 08h02

None
David Bowie (Foto: Reprodução)

David Bowie foi um artista que, definitivamente, surgiu para provocar os ouvintes de rock, seja com as diversas personas dele, as músicas que dialogavam com um mundo extraterrestre ou o visual marcante, que, antes mesmo das maquiagens e cabelos coloridos, chamava atenção pelos olhos de diferentes cores.

Diversas teorias surgiram para tentar entender por que Bowie tinha um olho azul e outro verde, com a pupila dilatada. De acordo com o Express UK, algumas pessoas acreditavam que o músico era cego de um olho ou usava uma lente de contato para incrementar o visual. 

Porém, nenhuma das opções estavam corretas. Além disso, Bowie não tinha heterocromia, condição em que os olhos possuem cores diferentes, mas anisocoria, um fenômeno em que uma das pupilas é mais dilatada e impede que a íris reflita a mesma cor que o outro olho.

+++ LEIA MAIS: O dia em que David Bowie viu os Rolling Stones pela primeira vez: 'Nunca havia visto nada tão selvagem na vida'

Mais tarde, o próprio Bowie explicou como adquiriu o visual. Em 1987, durante a Glass Spider Tour, o astro do rock disse que entrou em uma briga com um amigo na adolescência e levou um soco no olho esquerdo. 

O golpe foi tão grave que o músico precisou realizar diversas cirurgias durante quatro meses e nunca mais recuperou totalmente a visão, de acordo com informações da Who Magazine

“Quando tinha 12 ou 13 anos, entrei numa briga e me acertaram no olho. Isso  rompeu um dos músculos no fundo [do olho], o que mantém a pupila sempre dilatada. Por isso parece escuro, mas na verdade é a mesma cor [...] Eu enxergo um pouco, mas é embaçado. Mas outro [olho] é muito bom”, disse o cantor. 

+++ LEIA MAIS:  Há 54 anos, David Bowie assumia nome artístico e lançava 1ª música creditada a ele

Em 2016, George Underwood, o colega que brigou com Bowie, contou uma história um pouco diferente para o The Tab, em 2016, segundo o Express UK. “Eu tive uma festa de 15 anos. Um dos motivos que fiz a festa foi porque nós dois gostávamos dessa garota”, ele disse. 

“Era um truque falar com ela. Antes dela ir embora eu perguntei se eu poderia encontrá-la no clube de jovens dela na quarta-feira às sete horas da noite”, completou Underwood

Por fim, o colega disse: “Quando eu estava para encontrá-la, David me ligou e disse que ela não queria me ver, porque ela queria sair com ele - o que era mentira […] Eu fui até o clube de jovens mais tarde e as amigas dela me disseram que ela estava esperando por mim há uma hora”.

Então, Underwood contou que brigou com o amigo e, sem querer, atingiu o olho dele com a unha. E, de fato, o ferimento precisou ser tratado por meses até cicatrizar e deixar Bowie com os olhos diferentes.


+++ A PLAYLIST DO SCALENE