Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

“O mundo perdeu um ótimo compositor e poeta. Eu perdi meu amigo de escola’, diz John Cale sobre a morte de Lou Reed

Dupla fundou o Velvet Underground, grupo que influenciou o rock e o punk, na década de 60; o líder da banda morreu neste domingo, 27, aos 71 anos

Redação Publicado em 28/10/2013, às 08h59 - Atualizado às 09h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lou Reed e John Cale - Mark Lennihan/AP
Lou Reed e John Cale - Mark Lennihan/AP

John Cale, antigo parceiro de Lou Reed, desde antes dos tempos de Velvet Underground, manifestou o luto pela morte do amigo e companheiro musical, ocorrida neste domingo, 27, ainda sem causa definida – Reed havia passado por uma cirurgia de transplante de fígado em maio.

Morre aos 71 anos Lou Reed, lendário músico do Velvet Underground: saiba mais da vida do “animal” do rock.

Pelo Facebook, Cale fez um depoimento curto, porém emocionante. “O mundo perde um ótimo compositor e poeta”, escreveu ele. “Eu perdi meu amigo de escola”, completou ele.

Lou Reed: 20 músicas essenciais da lenda do rock.

Com formação clássica, Cale se juntou a Reed e, juntos, formaram uma banda chamada Primitives, que logo depois passaria a ser chamada The Warlocks. Foi já em companhia do guitarrista Sterling Morrison e a baterista Maureen Tucker, eles se tornaram o Velvet Underground, em meados da década de 60.

“Ao contrário de muitos com histórias semelhantes, [nós] temos o melhor de nossa fúria dispostas em vinil, para o vislumbre do mundo”, escreveu Cale, já em depoimento divulgado pela gravadora Universal Music.

Juntos, Reed e Cale criaram o embrião do rock propagado pelo Velvet Underground, sujo, visceral, urbano e, ainda assim, belo (em letras e melodias).Lançaram juntos dois discos,

The Velvet Underground & Nico (1967) e White Light/White Heat (1968).

Veja imagens de momentos da vida de Lou Reed.

A banda chamou atenção de Andy Warhol. "Andy costumava exibir os filmes dele na gente", Reed contou certa vez. "Usávamos preto para que desse para ver o filme. Mas a gente só usava preto, de qualquer forma".

Relembre parcerias inusitadas da música, como a de Lou Reed com o Metallica.

O depoimento de Cale diz que nem mesmo a pior notícia poderia ser tão devastadora quanto a morte do companheiro, ela “empalidece em comparação com o nó na garganta e o buraco no meu estômago”, escreveu.

Músicos que interpretaram músicos em filmes e séries: Lou Reed.

O depoimento continua: “duas crianças têm um encontro por acaso e, 47 anos depois, lutam e amam da mesma maneira – perder qualquer um dos dois é incompreensível”, escreveu. “Destruído agora e para sempre”,

Cale e Reed se encontraram há pouco, revelou o guitarrista. Eles, que passaram duas décadas distantes após a partida do primeiro do Velvet, voltaram ao mesmo estúdio para gravar o álbum Songs for Drella, um disco em homenagem a Andy Warhol, o empresário e mentor da banda.

Top 10: uma viagem musical pela carreira do diretor Danny Boyle: Lou Reed, "Perfect Day".

“Os risos que compartilhamos apenas algumas semanas atrás servirão para que eu me lembre, para sempre, de tudo que era bom entre nós”, concluiu Cale.