Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

O primeiro show dos Beatles foi assistido por apenas 18 pessoas

O grupo viajou de carro por 9 horas até chegar na cidade de Aldershot

Redação Publicado em 12/06/2020, às 15h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Beatles (Foto: AP)
Beatles (Foto: AP)

O primeiro show dos Beatles no sul da Inglaterra, em Aldershot, como relembra o site Far Out Magazine, ocorreu no dia 9 de dezembro de 1961. A apresentação, no entanto, não foi um sucesso imenso.

A ideia do show veio do amigo da banda, Jack Leach, que queria espalhar as músicas do Fab Four por toda a Inglaterra, e não apenas no noroeste. Depois da proposta, o grupo então formado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Pete Best topou e decidiu fazer a performance - o que supostamente atrairia a atenção de grandes executivos de gravadoras de Londres.

+++LEIA MAIS: Quem inspirou George Harrison em ‘Something’, a ‘melhor música de amor de todos os tempos’?

Apesar do plano parecer perfeito, Leach não contava que Aldershot era uma cidade militar a 60 quilômetros da capital e sem uma cena musical próspera. O amigo também tentou divulgar o show em um jornal local, mas a matéria nunca foi publicada porque ele pagou a publicidade com cheque. 

Além disso, o show, na verdade, foi anunciado como uma batalha de bandas entre os Beatles, de Liverpool, e Ivor Jay and the Jaywalkers, de Londres. 

+++ LEIA MAIS: Animação Yellow Submarine, dos Beatles, será exibida online e fãs poderão interagir; veja como participar

Os Beatles viajaram por 9 horas de carro para chegar até Aldershot. Quando chegaram, eles precisaram esperar para entrar onde tocariam e não acharam nenhuma divulgação da apresentação.

No show, eles tocaram o set habitual - com covers de Chuck Berry e Jerry Lee Lewis - para um público de 18 pessoas em uma sala praticamente vazia. Os Beatles venceram a batalha de bandas - mesmo o grupo rival não aparecendo.

+++LEIA MAIS: Ringo revela ajuda de Harrison para finalizar música dos Beatles: 'Não tinha talento'

Em entrevista, Pete Best revelou mais detalhes sobre a noite: “No meio de um número, George e Paul vestiram seus sobretudos e foram para o chão para dançar juntos um foxtrot, enquanto o resto de nós lutava juntos, fazendo música suficiente para eles e para o punhado de espectadores".

O músico continuou: "Abrimos o caminho durante toda a segunda metade. John e Paul tocaram deliberadamente acordes e notas errados e adicionaram palavras às músicas que nunca estavam nas letras originais".

+++LEIA MAIS: As 5 músicas dos Beatles feitas por Paul McCartney que John Lennon mais gostava

Em conversa de 2016 com a Mashable, o produtor Sam Leach disse: “Muitas vezes me pergunto o que acontece quando esses jovens agora falam sobre a noite em que os Beatles chegaram a Aldershot e quase ninguém apareceu para vê-los. Eu posso apenas ouvir isso. ‘Oh, lá estávamos nós, todos os 18, assistindo os Beatles no palco ... e eles fizeram um bis'”.


+++ DELACRUZ | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO