O que Bruce Dickinson acha do Black Album, do Metallica?

Disco 'The Black Album', da banda Metallica, completou 30 anos - e Bruce Dickinson, do Iron Maiden, opinou sobre o trabalho

Itaici Brunetti Publicado em 16/08/2021, às 15h24 - Atualizado às 15h31

None
Bruce Dickinson (Foto: reprodução/ Instagram)/ Metallica (Foto: divulgação)

Em agosto de 2021, o disco Metallica, quinto trabalho de estúdio da banda Metallica e apelidado de "The Black Album", completa 30 anos do lançamento. Com a mudança sonora do grupo, o álbum de 1991 colocou o heavy metal no mainstream, impressionando, influenciando e ajudando diversos artistas, incluindo o Iron Maiden

Em recente entrevista à revista Classic Rock, Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, contou que o "The Black Album", do Metallica, fez com que as bandas de heavy metal tivessem coragem de dar um passo à frente na sonoridade, ou seja, atingindo o próximo nível do gênero da música pesada.

+++LEIA MAIS: Metallica: a mudança e os percalços da banda com Black Album

"Nós [Iron Maiden], Judas Priest e Pantera chegamos a uma encruzilhada onde tivemos a chance de realmente avançar para o próximo nível. Mas, nenhum de nós teve a coragem de fazer isso. E o Metallica teve", disse Bruce Dickinson.

O cantor inglês de 63 anos prosseguiu sobre a obra do Metallica: "Você tem que dar um grande crédito a eles por agarrarem a oportunidade quando ela apareceu, assumindo o risco e merecidamente colhendo as enormes recompensas." 

+++LEIA MAIS: Qual livro de Stephen King inspirou disco do Metallica? Kirk Hammett responde

Sobre a parte criativa e técnica do trabalho que tem hits radiofônicos como "Enter Sandman", "The Unforgiven", "Nothing Else Matters" e "Sad But True", a voz de "The Number of The Beast" e "Fear of he Dark" acrescentou: 

"É daqueles álbuns seminais que acertam em tudo. É extremamente bem produzido, e cada nota está totalmente sob controle. Eu admiro como eles fizeram isso, e o que fizeram com as músicas. Foi muito eficaz e sem dúvida ajudou a empurrar o metal para o mainstream."

Ao ser questionado porque o Iron Maiden não tentou fazer o "próprio Black Album", Dickinson explicou brincando: "Nunca poderíamos fazer um álbum como esse, porque não estamos tão sob controle e não queremos estar. Com a gente, as rodas do ônibus cairiam e acabaríamos demitindo o produtor."

+++LEIA MAIS: Como Metallica vai celebrar aniversário de 40 anos da banda?

"The Black Album" vendeu cerca de 16 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos, e mais de 40 milhões no resto do globo. O trabalho produzido por Bob Rock rendeu ao Metallica o Grammy Award de Melhor Performance de Heavy Metal em 1992, e está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame, ficando em 14º lugar. Além disso, entrou em 252º lugar na lista dos 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos da Rolling Stone EUA

As informações são do Blabbermouth.


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!