Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

O que os Beatles acharam da mixagem de Phil Spector em Let It Be?

O trabalho do produtor no álbum divide opiniões até a atualidade

Redação Publicado em 18/01/2021, às 13h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os Beatles (Apple Corps Ltd 2009)
Os Beatles (Apple Corps Ltd 2009)

Os Beatles lançaram o álbum Let It Be há mais de 50 anos - e há diversas opiniões sobre a produção do disco por Phil Spector, que morreu no sábado, 16, devido a complicações da Covid-19. As informações são do Express.Co.

+++LEIA MAIS: Morre Phil Spector, produtor que trabalhou com Beatles, John Lennon e Ramones

Na mixagem final de Spector, ele removeu “Don't Let Me Down”, substituindo por uma  versão de 1968 de “Across the Universe”. O produtor também incluiu overdubs de orquestra e coro em quatro canções do disco. Apesar de os fãs e críticos terem visões contrárias sobre o trabalho de Spector, a avaliação mais importante é a dos integrantes dos Beatles - e eles também tinham diferentes opiniões.

Paul McCartney foi um dos críticos da mixagem de Spector, e em 2003 o músico fez um lançamento de uma versão alternativa em Let It Be ... Naked. Apesar disso, John Lennon gostou do trabalho do produtor no disco. 

+++LEIA MAIS: Por que Paul McCartney foi o único dos Beatles a não gostar do disco Let It Be?

Lennon falou com a Rolling Stone EUA  em 1971 sobre a mixagem de Spector: “Ele trabalhou como um porco nisso. Ele sempre quis trabalhar com os Beatles e recebeu a pior carga de merdas mal gravadas, com um péssimo sentimento em relação a isso, sempre. E ele fez algo com isso. Ele fez um ótimo trabalho”.

Em The Beatles Anthology, Ringo Starr tem elogios à mixagem de Let It Be: “Gosto do que Phil fez ... Não adianta trazê-lo se você não vai gostar do jeito que ele faz.” George Harrison também aprovou a versão final.

+++ LEIA MAIS: Abbey Road ou Let It Be? Qual foi o último disco dos Beatles?

Em 2003, o produtor foi acusado de assassinar a atriz Lana Clarkson. Condenado em 2009 ele cumpria sentença de 19 anos na prisão. Há 4 semanas ele foi diagnosticado com Covid-19 e transferido da penitenciária para o hospital, local onde faleceu no último sábado, 16. 

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


+++ PÉRICLES | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL