Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

O Rappa lança trecho da música inédita “Vida Rasteja”; ouça

Banda diz que posicionamento sobre o atual momento político do país está nas letras do novo disco

Redação Publicado em 24/06/2013, às 20h25 - Atualizado às 20h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Falcão - O Rappa - Divulgação
Falcão - O Rappa - Divulgação

A voz de Marcelo Falcão retumba e mostra uma letra mais atual do que nunca dentro do novo cenário social e político brasileiro. O Rappa lançou o trecho da música inédita "Vida Rasteja", que estará no próximo álbum do grupo carioca. Mesmo que só se possa ouvir 46 segundos da faixa, a escolha mostra o entendimento da banda diante das manifestações e passeatas que tomaram as principais cidades do Brasil.

Entrevista: O Rappa supera conflitos e se prepara para lançar o primeiro disco em 5 anos.

“Se começar foi fácil / Difícil vai ser parar”, canta ele, na ponte entre estrofes e refrão. “A máquina desgovernada / Consome a vontade de ficar na paz / Orgasmo de raiva, e a vida aqui vale muito mais / Videogame de adulto besta não é bom pra cabeça / E pelas crianças você pode ver”, continua.

A composição, assinada por Lobato, Falcão, Lauro, Xandão e o produtor Tom Saboia, aponta também para o que há de belo no país, mesmo que a vida ainda seja difícil para grande parte da população. “Tanta praia / Tanta beleza / Tão presente / Mas a vida rasteja”, diz a letra.

Em comunicado oficial no site da banda, o grupo afirmou que, nos últimos tempos, foi questionado para que expusesse o posicionamento diante dos atuais acontecimentos políticos no país. “Outros nos cobram através das redes sociais”, escreveu a banda. “A verdade sobre isso tudo é que nesses 20 anos pouca coisa mudou e é nas nossas músicas que está o nosso ‘discurso’”, continua o texto.

“Por nos expressarmos dessa forma que hoje, botamos na rua mais um novo som, sem a pretensão de ser o mantra de ninguém, sem a audácia de querer prever o futuro ou coisa parecida, mas com a humildade de expressar o que a gente sente, a nossa verdade”, termina o comunicado da banda.

Em janeiro, Falcão conversou com a Rolling Stone Brasil sobre as novas canções e revelou estar ansioso. “Não queremos carregar demais o disco, mas deixá-lo com 10 ou 11 músicas. Hoje a gente entende que a maioria do público só ouve de 1 a 9, de 1 a 10, e as outras ficam perdidas”, disse.

Até o dia 14 de maio, O Rappa estava há 5 anos sem lançar uma música inédita. E então veio “Anjos (Nunca Tem Fim)”, primeiro single do álbum que chegará em 12 de agosto e será o sucessor de 7 Vezes (2008).

Neste período entre álbuns, a banda passou por uma extensa turnê, que incluiu uma apresentação no Lollapalooza original, em Chicago, férias, projetos paralelos e turbulências que quase custaram o futuro do grupo.

Assista ao trecho de “Vida Rasteja” e, abaixo, veja a letra completa:

Resolver tudo do dia pra noite

Tudo de uma só vez

Uma vida inteira, tudo de uma só vez

Mascarar o medo e não pegar na arma

Tudo de uma só vez

Uma vida inteira, uma vida inteira

Se começar foi fácil

Difícil vai ser parar

A máquina desgovernada

Consome a vontade de ficar na paz

Orgasmo de raiva, e a vida aqui vale muito mais

Videogame de adulto besta não é bom pra cabeça

E pelas crianças você pode ver

Ao mesmo tempo, tanta beleza

A vida rasteja

O zumbido não nos deixa esquecer

Se começar foi fácil

Difícil vai ser parar

Tanta praia

Tanta beleza

Tão presente

Mas a vida rasteja

Se começar foi fácil

Difícil vai ser parar