Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

O Retorno de Jedi faz aniversário

Último episódio da trilogia original de Star Wars foi lançado há 25 anos. No mesmo dia, cinco anos antes, primeiro filme era lançado

Da redação Publicado em 25/05/2008, às 10h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
<i>Star Wars: O Retorno de Jedi</i>: Último episódio da trilogia original completa 25 anos - Reprodução
<i>Star Wars: O Retorno de Jedi</i>: Último episódio da trilogia original completa 25 anos - Reprodução

Uma das histórias mais adoradas do cinema chegava ao seu fim em 1983, quando estreou nos cinemas Star Wars: O Retorno de Jedi. Nele, os rebeldes liderados por Luke Skywalker conseguem libertar o império dos planetas do maligno controle de Palpatine e seu braço direito, Darth Vader.

Originalmente chamado de A Vingança de Jedi, o filme mudou de nome às vésperas de sua estréia. Foi dirigido por Richard Marquand (o criador da série, George Lucas, só esteve no comando da produção do filme original, além de toda a segunda trilogia, lançada no final dos anos 90), e arrecadou mais de US$ 500 milhões de dólares de bilheteria no mundo todo.

No mesmo 25 de maio, mas em 1977, começava a saga de Luke Skywalker (Mark Hamill) e Han Solo (Harrison Ford). Foi só em seu relançamento, em 1981, que Star Wars ganhou seu subtítulo: Uma Nova Esperança.

Mas foi em 2005, no fim de semana do dia 19 de maio, que Star Wars alcançou seu maior feito. Star Wars: A Vingança do Sith (último episódio da segunda trilogia da saga) bateu o então recorde histórico de bilheterias em seus primeiros três dias nas telonas. Foram mais de US$ 108 milhões de dólares arrecadados pela franquia.

Em 2008, a saga terá seu primeiro filme lançado fora do mês de maio. A animação Star Wars: As Guerras Clônicas chega aos cinemas brasileiros em 15 de agosto. A produção dá continuidade à série animada homônima exibida pelo Cartoon Network, que ganha continuação logo após este lançamento nos cinemas.