Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

O triste fim de Ola Brunkert, do Abba, morto em casa com corte no pescoço

Ola Brunkert, baterista da banda de apoio do Abba, foi um dos únicos a trabalhar em todos discos do grupo sueco

Redação Publicado em 27/04/2021, às 12h56 - Atualizado em 07/09/2021, às 13h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ola Brunkert (Foto: Reprodução/Facebook/This Day In Music)
Ola Brunkert (Foto: Reprodução/Facebook/This Day In Music)

Ola Brunkert foi baterista da banda de apoio do ABBA, grupo sueco de música pop, e não ganhou fama como Agnetha Fältskog, Anni‑Frid Lyngstad, Björn Ulvaeus e Benny Andersson. Em 16 de março de 2008, o músico morreu tragicamente aos 61 anos, devido a um corte no pescoço.

Um vizinho de Brunkert o encontrou morto com cortes no pescoço no jardim de sua casa em Maiorca, ilha da Espanha. Segundo a Billboard, a polícia investigou e definiu a morte como acidental. 

+++LEIA MAIS: Como os divórcios e brigas entre casais acabou com o ABBA?

Um representante da Guarda Civil do país confirmou a investigação da polícia. Também disse como o baterista morreu: bateu com a cabeça contra uma porta de vidro da sala de jantar. Isso estilhaçou o vidro e cortou o pescoço dele. Ola Brunkert conseguiu enrolar uma toalha no pescoço e saiu de casa para buscar ajuda, mas perdeu a consciência no jardim.

De acordo com o site oficial do ABBA, Brunkert e Rutger Gunnarsson, baixista, foram os únicos músicos a trabalhar em todos os discos da banda sueca. O baterista tocou pela primeira vez com o quarteto em "People Need Love," primeiro single deles, e fez turnê com a banda em 1977, 1979 e 1980.

+++LEIA MAIS: Quem era o ‘5º integrante’ misterioso do ABBA, que inclusive assina músicas como ‘Dancing Queen’

"É tão triste, ele foi muito importante para o ABBA nos primeiros anos. Era amável, humilde e criativo, sempre tinha algo a acrescentar, era um bom amigo,' lamentou Björn Ulvaeus ao jornal sueco Aftonbladet.

No início da carreira, no final dos anos 1950, Ola Brunkert trabalhou com jazz. Juntou-se ao grupo Slim's Blues Gang até 1966, porque entrou no Science Poption. Com o fim da segunda banda, juntou-se ao Grapes Of Wrath e Opus III. Em 1972, foi convidado para fazer parte do ABBA.

+++LEIA MAIS: Por que Michael Jackson usava luva?


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!