Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

De Blink 182 a Black Sabbath: 9 bandas que transformaram o rock [LISTA]

Separamos alguns grupos que criaram seus próprios subgêneros musicais e ajudaram a moldar o estilo

Redação Publicado em 18/08/2019, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bllink-182 em 2012 (Foto: AP)
Bllink-182 em 2012 (Foto: AP)

Um perfil icônico e revolucionário pode fazer milhares de pessoas dizerem: “Ah, que legal - eu também quero fazer isso!”

Por vezes, essas bandas inovadoras estão preenchendo um vazio, reunindo influências de outros gêneros musicais. Mas muitos deles não foram tão reconhecidos no início de suas carreiras, até que, um dia, todos começaram a se perguntar como um único grupo pode ter inspirado tantos outros.

Do Blink 182 ao Black Sabbath, confira 10 bandas  que transformaram o rock:

The Misfits


Antes dos Misfits, "horror punk” não existia. Tínhamos as bandas punk com muita maquiagem, e bandas que usavam símbolos de terror. Mas a dedicação completa ao hardcore e ao grindhouse ainda não circulavam por aí. Com muita atitude, um visual único e canções sobre sexo, alienígenas e lobisomens, os garotos de Nova Jersey instantaneamente criaram os pilares fundamentais do punk rock.

A Day To Remember


O Pop-punk se encontra com o hardcore - parece uma combinação óbvia, se olharmos para trás. Afinal, em meados dos anos 2000, as bases de fãs de ambos os gêneros pareciam a mesma. Mas foi somente com a banda A Day To Remember, da Flórida, que as pessoas entenderam o benefício de unir esses dois estilos.

Venom


Venom criou o termo "black metal", bem como o próprio gênero. O estilo da banda era a base para toda a sua expressão artística - aquela obsessão por Satã, mais interessada em atitudes puras do que em tecnicismo musical. Venom fez tudo primeiro. Embora bandas posteriores, como Bathory e Hellhammer, rapidamente pegaram a tocha, o black metal realmente deve tudo aos garotos de Newcastle.

Suicide Silence


Assim que a maioria das pessoas ouviu falar sobre o deathcore, elas também ficaram sabendo do Suicide Silence. Mesmo que tenha sido desprezado por grande parte do mundo do metal, o gênero se tornou um dos mais excitantes, graças à força bruta deste quinteto californiano. Bandas como The Red Chord foram extremamente influentes na cena, mas foi a falta de hesitação do Suicide Silence que fez com que, mesmo os cínicos, reconhecessem a importância do deathcore.

Blink-182

Havia muitas bandas tocando punk rock convencional nos anos 90. Mas, além de terem feito o punk mais amigável às rádios, o Green Day e The Offspring não eram exatamente "pop-punk" - ainda não. O blink-182, por outro lado, era pop-punk definido: divertido e sobrecarregado. A banda mos trouxe o punk "alternativo" e se manteve em seus próprios pés.

Korn


Considerando o quão bizarro Korn era para o mundo do rock na época, é justo que eles lançassem seu próprio gênero: o nu-metal. Não se trata de um rap-rock, como Rage Against The Machine, ou gótico, como Coal Chamber, mas um heavy metal que mostra toda a angústia. Foi apenas com a vulnerabilidade do Korn que o gênero foi verdadeiramente definido.

Portal


Muitas das bandas da nova onda de death metal - como Gatecreeper, Outer Heaven e Tomb Mold - tornaram-se mais conhecidas que Portal, mas nenhuma delas estaria aqui sem o grupo australiano. A música viscosa, ecoante e misantrópica era mais pesada e mais fascinante do que qualquer coisa que as pessoas já tinham ouvido na época. Isso também inspirou fãs e músicos a olhar para os cantos mais escuros do metal underground, para aqueles artistas que se apoiavam na atmosfera e na loucura opressiva.

Black Sabbath

É incrível considerar que o Black Sabbath criou heavy metal. Claro, o Led Zeppelin e o AC/DC também fizeram a parte deles, mas há um entendimento vago de que eles influenciaram o metal, mas não eram do metal. Sabbath, por outro lado, foi indiscutivelmente a primeira banda de metal.

+++ LISTA: 13 segredos de 'Ladrão', o terceiro disco do Djonga e um dos melhores de 2019