"One Love", de Bob Marley, é eleita a melhor música da Jamaica

Lenda do reggae tem nove entre as 100 melhores canções compostas entre 1957 e 2007, segundo ranking compilado por músicos e autoridades culturais do país

Da redação Publicado em 23/04/2009, às 22h33

"One Love", canção de Bob Marley presente no álbum Exodus, foi eleita a melhor música da Jamaica nos últimos 50 anos. O ranking, que posicionou 100 clássicos do país da América Central, incluiu outras nove canções do ícone do reggae - "Simmer Down" ficou em nono lugar, e a popular "No Woman No Cry", em 12º.

O anúncio foi dado na última terça, 21, por um comitê de músicos e autoridades culturais ligados à Universidade das Índias Ocidentais.

"One Love" - gravada pela primeira vez em 1965, em ritmo ska, para o álbum de estreia do grupo original de Marley, o The Wailers - obteve 726 pontos, uma larga distância da segunda colocada, "Oh Carolina", canção de 1960 do Folkes Brothers, recriada em 1993 por Shaggy. Atribui-se à canção original um dos primeiros burburinhos em torno do reggae.

A reação à lista causou polêmica, segundo a universidade. Músicas da última década, por exemplo, tiveram pouco destaque neste top 100, que considerou canções compostas entre 1957 e 2007. O gênero dub foi outro que figurou em segundo plano na listagem.

"As pessoas me disseram que queriam mais canções de DJs, mas, como tudo na vida, não é possível agradar a todos", disse o empresário Wayne Chen em simpósio na instituição.

O ex-ministro de finanças e planejamento do país Omar Davies presidiu o júri, que contou com Chen, o musicólogo Vaughn "Bunny" Goodison, líder da popular banda Fab Five, Frankie Campbell, o apresentador François St. Juste, o jornalista Basil Walters e o músico Sly Dunbar, do grupo Sly and Robbie Fame. Um número limitado de pessoas na plateia também ganhou permissão para votar.

A eleição consagrou no top 10 as seguintes músicas:

1 - "One Love" - (Bob Marley & the Wailers)

2 - "Oh Carolina" (The Folkes Brothers)

3 - "54-45" (The Maytals)

4 - "Got to Go Back Home" (Bob Andy)

5 - "My Boy Lollipop" (Millie Small)

6 - "Many Rivers To Cross" (Jimmy Cliff)

7 - "Israelites" (Desmond Dekker and the Aces)

8 - "Cherry Oh Baby" (Eric Donaldson)

9 - "Simmer Down" (Bob Marley & the Wailers)

10 - "Carry Go Bring Come" (Justin Hinds & the Dominos)

Clique aqui para saber mais sobre o "álbum família" de Ziggy Marley, filho de Bob, com participações de Paul Simon, Jack Johnson e as atrizes Jamie Lee Curtis e Elizabeth Mitchell (Lost). Aqui, você descobre mais sobre os empreendimentos do clã Marley.