Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Organizador do Woodstock planeja nova edição do festival para comemorar aniversário de 50 anos

Evento de música histórico foi realizado entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969, no estado de Nova York, com mais de 30 bandas, e atraiu 400 mil pessoas

JASON NEWMAN Publicado em 03/06/2014, às 11h41 - Atualizado às 12h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joe Cocker em Woodstock - AP
Joe Cocker em Woodstock - AP

Enquanto os organizadores de Woodstock não planejam nada para celebrar o aniversário de 45 anos do marcante festival, que seria comemorado em agosto deste ano, o promotor do evento Michael Lang revelou planos para uma possível edição de aniversário em 2019, quando Woodstock completa meio século.

O Festival de Woodstock: Greil Marcus foi até Woodstock - e relatou suas experiências na edição 42 da Rolling Stone EUA, em setembro de 1969.

“Eu acho que certamente faremos algo no 50º aniversário”, diz Lang à Rolling Stone EUA. “Começamos a pensar nisso agora”. Embora os detalhes sejam muito incertos – uma banda criada amanhã, quem sabe, pode ser o headliner do festival de 2019 –, Lang diz que está explorando várias possíveis locações.

A versão original de Woodstock foi realizada de 15 a 18 de agosto de 1969, em Bethel, no estado de Nova York, nos Estados Unidos, e tinha, entre as outras atrações, Joe Cocker (foto acima). Foram mais de 30 bandas e um público que chegou a 400 mil pessoas. O festival teve duas “sequências” oficiais. Em 1994, com Nine Inch Nails, Red Hot Chili Peppers e Candlebox. Cinco anos depois, Woodstock 1999 foi marcado por tumultos e até quatro supostos casos de estupro.

Outros eventos, incluindo Woodstock '79, um show de rock realizado no Madison Square Garden, e o Woodstock de 1989, que trouxe o pai de Jimi Hendrix, além de outros artistas famosos que se apresentaram no festival original, não foram organizados por Lang.

Em 2009, as bandas Jefferson Starship, Big Brother and the Holding Company, Canned Heat e Ten Years After caíram na estrada com a turnê Heroes of Woodstock, para celebrar o 40º aniversário do festival. John Sebastian (vocalista do The Lovin' Spoonful), Edgar Winter, Quicksilver Messenger Service e Country Joe Mcdonald também participaram da turnê em algumas paradas.