Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Os 10 melhores filmes de sci-fi de todos os tempos: De 2001 a Blade Runner [LISTA]

O gênero ganhou relevância e impacto nas últimas décadas, conhecido por trazer inovações na arte de fazer cinema

Redação Publicado em 19/03/2020, às 10h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
2001 - Uma Odisseia no Espaço (foto: reprodução)
2001 - Uma Odisseia no Espaço (foto: reprodução)

A ficção científica é reconhecida ao longo das últimas décadas como um dos gêneros cinematográficos que mais contribui para o desenvolvimento da indústria. Seja com novos conceitos para contar uma história ou pioneirismo nos efeitos práticos e especiais.

+++LEIA MAIS: 7 games incríveis de Star Wars que deveriam ser adaptados para o cinema o quanto antes

Listamos abaixo filmes que contribuíram para esses dois aspectos ao mesmo tempo, conforme citado pelo site Far Out Magazine.


De Volta para o Futuro (1985)

Dirigido por Robert Zemeckis, esse clássico combina viagem no tempo com uma aventura provincial muito divertida e acessível para diversas idades, além de ganhar o Oscar de melhor edição de som.  Michael J.Fox e Christopher Lloyd atuam brilhantemente em conjunto nesse blockbuster com roteiro original.

+++LEIA MAIS: Star Wars entrará em hiato indeterminado depois de Episódio IX, confirma presidente da Disney


Vampiros de Almas - 1956

Esse filme de Don Siegel teve uma bilheteria mediana no ano de lançamento, mas passou a ser apreciado como um clássico cult devido às metáforas criativas e poderosas sobre a guerra fria inseridas na trama de invasão alienígena.

+++LEIA MAIS: Star Trek de Tarantino seria apenas para maiores de 18 anos


Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final - 1991

Além de explorar viagem no tempo e popularizar os robôs malignos, James Cameron ainda fez um dos melhores filmes de ação de todos os tempos, sendo pioneiro na combinação de efeitos práticos com computação gráfica.

+++LEIA MAIS: Por que Kubrick mudou completamente a história de O Iluminado, de Stephen King, no filme de 1980?


Alien - 1979

Riddley Scott quebrou a fórmula dos filmes e séries sobre exploração espacial ao incluir terror, monstros e uma protagonista feminina forte. Alien contribuiu para o horror e o sci-fi na mesma medida.

+++LEIA MAIS: E se Wes Anderson tivesse dirigido O Iluminado?


Blade Runner - O Caçador de Androides - 1982

Novamente com Riddley Scott, agora o cineasta dá vida ao sub-gênero sci-fi cyberpunk, com Harrison Ford caçando replicantes, humanos criados artificialmente para serem força de trabalho, numa versão distópica de Los Angeles. O uso de maquetes e efeitos especiais criou um mundo lindo e fascinante de se asssitir até hoje.

+++LEIA MAIS: Explicando, série da Netflix, previu a pandemia do coronavírus


O Dia em que a Terra Parou - 1951

Dirigido por Robert Wise, o filme marcou a história do cinema por comentar com inteligência sobre o perigo da guerra nuclear, além de pavimentar o caminho para vários outros longas de invasão alienígena que viriam no futuro.

+++LEIA MAIS: Remake do clássico cult Duna é comparado a Star Wars e O Senhor dos Anéis


Laranja Mecânica - 1971

Stanley Kubrick deu vida ao livro escrito por Anthony Burgess, possivelmente a história distópica mais pertubadora do cinema. O longa fala sobre violência e controle da conduta civil com cenas poderosas, ousadas e possivelmente nocivas para pessoas sensíveis.

+++LEIA MAIS: Rutger Hauer, vilão de Blade Runner, morre aos 75 anos


E.T.: O Extraterrestre - 1982

StevenSpielberg renovou o gênero de filmes sobre alienígenas ao apresentar um visitante do espaço adorável e bondoso, com cenas deslumbrantes reproduzidas e parodiadas incontáveis vezes. 

+++LEIA MAIS: 9 séries de sci-fi e fantasia modernas que vale a pena assistir [LISTA]


Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança - 1979

Star Wars não exatamente inovou, mas resgatou o sub-gênero Space Opera para os cinemas, com incontáveis soluções práticas para criar as batalhas de naves espaciais. O sucesso estrondoso desse longa fundou a era dos blockbusters, que se perpetua até hoje.

+++LEIA MAIS: 8 filmes de sci-fi incríveis - mas com finais horríveis: Clones, dinossauros e assassinos [LISTA]


2001 - Uma Odisseia no Espaço - 1968

Novamente comKubrick, o cineasta foi responsável por criar o que é considerado a maior obra-prima do cinema de sci-fi, revolucionando para criar as cenas gravidade zero, inseridas magistralmente numa trama filosófica e tão complexa que é debatida até hoje.


+++ GUNS N' ROSES: 11 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A BANDA