Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Os 10 melhores filmes de terror de época: O Farol, Os Outros e mais [LISTA]

Longas como O Farol, Os Outros e A Bruxa se passam séculos atrás e, por isso, são ainda mais aterrorizantes segundo opinião da crítica

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 25/05/2021, às 16h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Robert Pattinson em O Farol (Foto: Reprodução) / Anya Taylor-Joy em A Bruxa (Foto: Divulgação/A-24)
Robert Pattinson em O Farol (Foto: Reprodução) / Anya Taylor-Joy em A Bruxa (Foto: Divulgação/A-24)

Filmes de época assustadores fazem parte de um dos subgêneros mais queridos pelo público dentro do guarda-chuva das histórias de terror tradicionais. A maioria das produções são relativamente recentes, então contam com efeitos especiais e técnicas de narrativa atuais, mas, muitas vezes, são mais sinistras por retratarem acontecimentos de séculos atrás.

Alguns diretores se consagraram como nomes do subgênero, como Robert Eggers (de A Bruxa e O Farol), Guillermo del Toro (com A Colina Escarlate), Tim Burton e Francis Ford Coppola, especialista em filmes de máfia, mas também talentoso no terror, como provou em Drácula de Bram Stoker.

+++LEIA MAIS: 5 clássicos do terror com sets assombrados; O Exorcista, Poltergeist e mais [LISTA]

Veja a lista dos 10 melhores filmes de terror de época, segundo o Rotten Tomatoes. As sinopses são do IMDb:


10 - O Despertar (2011) - Nota: 62%

“Em 1921, a Inglaterra estava sobrecarregada com a perda e luto da Primeira Guerra Mundial. A investigadora de casos paranormais Florence Cathcart [Rebecca Hall] visita um internato para explicar aparições de um fantasma. Tudo o que ela acredita estar ‘escondido’ começa a aparecer diante de seus olhos.”

+++LEIA MAIS: 3 motivos para amar Ari Aster, diretor de Hereditário e Midsommar


9 - Entrevista com o Vampiro (1994) - Nota: 63%

“Um vampiro conta a história de sua vida épica: amor, traição, solidão e fome,” diz a sinopse. Tom Cruise e Brad Pitt dão vida a Lestat de Lioncourt e Louis de Pointe du Lac, respectivamente, na adaptação do livro de Anne Rice ambientada em São Francisco (EUA) nos anos 1990, mas a qual reflete sobre eventos de 200 anos atrás.


8 - A Mulher de Preto (2012) - Nota: 67%

“Um jovem procurador viaja a um vilarejo remoto onde descobre um fantasma vingativo de uma mulher traída quem está aterrorizando a população local.”

+++LEIA MAIS: Conheça trajetória de Jordan Peele - da comédia ao terror de Corra!


7 - A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999) - Nota: 69%

“Ichabod Crane [Johnny Depp] é enviado para Sleepy Hollow para investigar decapitações de três pessoas e o culpado é o lendário Cavaleiro Sem Cabeça [Christopher Walken].”


6 - A Colina Escarlate (2015) - Nota: 73%

“Depois de uma tragédia familiar, uma aspirante a autora está dividida entre o amor por um amigo de infância e a tentação de um desconhecido misterioso. Na tentativa de fugir dos fantasmas do seu passado, é arrastada para uma casa que respira, sangra - e se lembra.”

+++LEIA MAIS: 5 curiosidades sobre O Silêncio dos Inocentes, clássico do terror [LISTA]


5 - Drácula de Bram Stoker (1992) - Nota: 75%

Conde Drácula [Gary Oldman], vampiro com séculos de idade, vai à Inglaterra para seduzir Mina Murray [Winona Ryder], a noiva do seu advogado Jonathan Harker [Keanu Reeves], e causar estragos na terra estrangeira.”


4 - Os Outros (2001) - Nota: 83%

“Uma mulher [Nicole Kidman] que mora na casa escura e velha da família com os dois filhos fotossensíveis se convence de estar em um lugar mal-assombrado.”

+++LEIA MAIS: 6 filmes de terror que completam 50 anos e continuam aterrorizantes [LISTA]


3 - A Orgia da Morte (1964) - Nota: 88%

“Um príncipe europeu aterroriza os camponeses enquanto usa o próprio castelo como um refúgio contra a ‘Morte Vermelha,’ praga que assola a terra.”


2 - A Bruxa (2015) - Nota: 90%

“Uma família em Nova Inglaterra (EUA) na década de 1630 é dividida por forças de bruxaria, magia obscura e possessão.”

+++LEIA MAIS: Os principais personagens de Midsommar, do mais burro ao mais inteligente [LISTA]


1 - O Farol (2019) - Nota: 90%

“Dois guardiões [Robert Pattinsone WillemDafoe] de um farol tentam manter a sanidade intacta enquanto vivem em uma remota e misteriosa ilha em Nova Inglaterra (EUA) na década de 1890.”


+++ MV BILL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL