Os 17 ídolos musicais de Bob Dylan: De Elvis Presley a Johnny Cash

Ao longo dos anos, o compositor falou sobre os artistas que inspiraram o trabalho dele

Redação Publicado em 19/03/2020, às 16h37

None
Johnny Cash, Bob Dylan e Elvis Presley (Foto 1: Cortesia de Jim Marshall e Reel Art Press | Foto 2: AP Images | Foto 3: AP Photo/File)

Bob Dylan tornou-se um ícone pioneiro de uma contracultura crescente e mesclou gêneros como rock, folk, pop, gospel, country e jazz combinados com letras políticas, sociais e filosóficas.

+++ LEIA MAIS: Os 10 sons que definiram a música que todo mundo ouviu nos anos 2010 [LISTA]

Com mais de 100 milhões de discos vendidos ao longo da carreira, o músico criou um legado que o considera uma das figuras mais influentes do século XX na indústria musical. 

Ainda, o compositor sempre esteve presente ao discutir sobre música com artistas, sejam influências ou colaboradores. Assim, a Far Out Magazine listou os 17 ídolos de Dylan

+++LEIA MAIS: Quais artistas do rock e do pop já ganharam um Oscar? Bob Dylan, Beatles, Elton John e muitos outros [LISTA]

Karen Dalton

Em uma entrevista, Dylan comentou: "Karen Dalton é minha cantora favorita. Karen tinha uma voz como a de Billie Holiday, tocou violão como Jimmy Reed e foi até o fim."

+++ LEIA MAIS: As 8 melhores cinebiografias musicais, segundo site especializado - Bohemian Rhapsody ficou no top 3 [LISTA]


Jimmy Buffett

Uma das inclusões mais improváveis ​​nesta lista é Jimmy Buffett. Dylan, contudo, revelou o apreço e admiração por Buffett em entrevistas ao longo da carreira.

+++ LEIA MAIS: Amy Winehouse, Bob Dylan e mais: 8 cinebiografias em produção após o sucesso de Bohemian Rhapsody [LISTA]


Gordon Lightfoot

Contemporâneo na década de 1960, Gordon Lightfoot representa a velha escola de composição e, com razão, é um ídolo da música folk: "Gordon existe há tanto tempo quanto eu. Não consigo pensar em nada que não goste dele", disse em uma entrevista. 

+++ LEIA MAIS: As 20 piores cinebiografias de artistas e bandas já feitas, segundo site


John Lee Hooker

John Lee Hooker, o lendário cantor e guitarrista de blues, não é apenas um ídolo, mas amigo de Dylan. "Toda noite ele estaria lá comigo. Ficaríamos lá, festejávamos lá, bebíamos gin. Ele sentava e me observava tocar; ele ficava ali todas as noites e tocávamos guitarra no hotel", lembrou Hooker em Bob Dylan: An Intimate Biography.

+++ LEIA MAIS: Roger Waters escolhe as 8 melhores músicas de todos os tempos; de Neil Young a Leonard Cohen [LISTA]


Guy Clark

"Guy Clark é um dos meus compositores favoritos", disse em uma entrevista.


Flying Burrito Brothers

Os Flying Burrito Brotherssão um country rock americano. Quando a Rolling Stone pediu a Dylan para citar um álbum de country-rock favorito, ele não hesitou: "Flying Burrito Brothers. The Gilded Palace of Sin. O registro deles me derrubou instantaneamente."


Randy Newman

O icônico contador de histórias norte-americano Randy Newman é, há muito tempo, um compositor robusto e uma inspiração para Dylan.

+++ LEIA MAIS: Como o filme The Dirt ajudou o Motley Crue a ter a turnê de rock mais quente de 2020?


Joan Baez

A contínua adoração entre Joan Baez e Bob Dylan é uma daquelas encantadoras histórias de amor. Tendo compartilhado os anos de formação juntos, Baez e Dylan constantemente se desafiavam.

+++ LEIA MAIS: 44 anos depois, Eagles fará turnê de Hotel California em 2020


Aaron Neville

Dylan sempre demonstrou apreço por grandes vocalistas e compositores. Um desses artistas é a lenda do soul Aaron Neville


Hank Williams

"Comecei a escrever músicas depois de ouvir Hank Williams", declarou Dylan certa vez. "Me identifiquei com ele."


Harold Arlen

"Eu nunca poderia escapar do mundo agridoce, solitário e intenso de Arlen", escreveu Dylan sobre o compositor.


Johnny Cash

Johnny Cash e Bob Dylan se conheceram no Festival de Newport em 1964 e permaneceram amigos até a morte de Cash. A admiração dos dois era recíproca. 

Dylan disse em 2003: "Em termos simples, Johnny era e é a Estrela do Norte; você poderia guiar sua nave por ele - o maior dos grandes da época."

+++ LEIA MAIS: 16 anos sem Johnny Cash; as 16 músicas essenciais do Homem de Preto


Warren Zevon

Sobre Warren Zevon, Dylan disse: "Pode haver três músicas separadas em uma música de Zevon, mas todas elas estão conectadas sem esforço, porque ele é realmente muito bom."


Elvis Presley

Embora não esteja claro se o compositor conheceu Elvis Presley, Dylan notava os detalhes do trabalho de Elvis mesmo os dois seguindo linhas musicais diferentes e se inspirava nele. 


John Prine

John Prine é considerado um dos compositores mais melancólicos de todos os tempos. Dylan disse: "O material de Prine é o existencialismo proustiano puro. A mente do meio-oeste viaja até o enésimo grau e ele escreve músicas bonitas."


Steve Cropper

O compositor, produtor de discos e guitarrista principal da banda Booker T. & the MG's trabalhou com Dylan como parte do show do 30º aniversário de Bob Dylan em 1992. Crooper é frequentemente considerado o maior guitarrista vivo.

+++LEIA MAIS: Timothée Chalamet negocia para viver Bob Dylan no cinema


Ma Rainey

Ma Rainey é uma lenda do blues. Como uma das primeiras cantoras profissionais de blues afro-americanas e uma das precursoras a gravar, foi rapidamente escolhida por Dylan na década de 1960 como uma inspiração. 

Os vocais imparáveis ​​e a paixão com que ela cantou tiveram um efeito duradouro em todos aqueles que a ouviam, incluindo Dylan, que escreveu uma música chamada “Yonder Comes Sin” que era uma ‘atualização’ de "Yonder Comes The Blues" de Rainey.

+++ LEIA MAIS: Muito além de The Dirt e Bohemian Rhapsody: 11 filmes para conhecer a história do rock [LISTA]


+++ GUNS N' ROSES: 11 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A BANDA