Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Os 20 feats do BTS no ocidente, dos melhores para os piores

Numa estratégia para alavancar o grupo fora da Coreia, seu pais de origem, o grupo de k-pop investiu em parcerias com artistas do outro lado do mundo

Redação Publicado em 24/06/2019, às 18h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
BTS (Foto:Tom Haines/PA Wire)
BTS (Foto:Tom Haines/PA Wire)

Há cerca de dois anos, o BTScomeçou um plano para expandir sua música para além da Coreia e investir no potencial do k-pop no ocidente. Um dos projetos para popularizar o grupo na Europa e nas Américas foi investir em parcerias com artistas ocidentais. 

Ao longo dos últimos anos, o BTS criou músicas e remixes com grandes nomes do pop, eletrônico e rap, a maioria relevantes na cena atual, e alguns mais renomados e sem tanto contexto de tempo. Nomes como Steve Aoki, Ed Sheeran, Chainsmokers e Fall Out Boy estão na lista de “featuring” do grupo coreano. 

O projeto de parcerias deu certo. Com vários estilos de música, o BTS colocou seu nome ao lado de grandes artistas, e se alavancou rapidamente. “Mic Drop”, faixa de 2017 feita com DJ Aoki, foi a primeira do septeto a chegar no topo das paradas da Billboard. Já em 2019, em apenas um disco, Map of the Soul: Persona, o grupo tem três parcerias com artistas americanos, incluindo Halsey, em “Boy With Luv” - o que rendeu um lugar no top 10 da Billboard.

O grupo não quer parar por aí, e planeja parcerias com nomes cada vez maiores, como Coldplay e Paul McCartney. Uma estratégia para, além das fronteiras geográficas, alcançar novas faixas demográficas e conquistar um público mais maduro. 

Enquanto o BTS não toca com um ex-Beatle, nós separamos e classificamos todas as suas músicas com convidados internacionais. São 20 faixas ao todo. Veja: 


20) “All Night”


A música foi feita para o BTS World, aplicativo do grupo, com Juice WRLD, um rapper norte-americano de 20 anos de idade que adora a música dos anos 1990 e a recria na faixa - mas sem muito tempero, o que deixa a canção bem genérica. 


19) “P.D.D.”


“P.D.D.”, ou “Please Don’t Die”, foi gravada com Warren G, o rapper veterano dos EUA. Nasceu em 2015, um pouco antes da maioria dos feats do grupo, mas não dá tanto espaço para o estilo do BTS. 


18) “Change”


RM, do BTS,  e Wale mostram o que fazem de melhor e investem no rap, misturando o estilo com uma mistura curiosa de piano e teclado, variando o ritmo. 


17) “The Truth Untold” 


A música é uma balada de piano pouco característica do BTS ou de Steve Aoki, com quem foi feita. A calmaria deixa aparecer o vocal dos integrantes, porém.


16) “Dream Glow”


Em 2017, Charli XCX disse que queria lançar uma música com o BTS - e essa chegou em 2019. A música é a cara da cantora - poderia ter saído de Sucker, seu disco de 2014, mas não mostra muitas novidades. 


15) “Waste It On Me”


Outra parceria com Aoki, é a primeira música do BTS cantada completamente em inglês, e depois mixada pelo DJ. Mas o pop não apresenta muitas inovações e nenhuma característica de nenhum dos dois artistas. 


14) “Make It Right”


A música tem, em sua composição, o dedo de Ed Sheeran. E isso aparece claramente nas batidas pop e letra romântica. 


13) “Paradise”


MNEK
é coautor da faixa divertida, que mistura o som do baixo com as pontuações de um sintetizador, porém a mixagem é um pouco confusa. 


12) “Jamais Vu”


A música, feita com o duo inglês Arcades, equilibra o rap com o pop e o eletrônico, dando ainda espaço para um grande foco no vocal do BTS, com notas altas e baixas bem alternadas. 


11) “Champion”


A música tem a participação de RM e é um remix da faixa original do Fall Out Boy. A nova versão une bastante o novo momento da banda americana e o estilo do BTS, fazendo uma nova cara de uma boa música. 


10) “A Brand New Day”


A música foi gravada para o BTS World em conjunto com Zara Larsson. A canção homenageia a Coreia, e a abertura é tocada em um haegeum, instrumento tradicional coreano. A música mistura a tradição e um toque oriental com a modernidade do ocidente. 


9) “Rush”


A música foi gravada junto de Krizz Kaliko quando RM ainda se intitulava “Rapmonster”, e apareceu em seu primeiro EP. É animada, e ajudou o artista a se consagrar no rap. 


8) “Crying Over You”


A música do Honne tem a participação breve de RM, e sua voz e tom contrastam com o vocalista Beka.


7) “Mikrokosmos”


A faixa fecha os shows da turnê Love Yourself: Speak Yourselfcom um toque emocional que faz os integrantes do BTS derrubarem lágrimas. A faixa gravada com o grupo londrino Arcade é divertida, e mistura um pouco do rap com a alegria do pop. Foi escrita e produzida por Ryan Lawrie, ex-X Factor, respeitando o modo BTS de tocar 


6) “Fantastic”


A música foi composta para a trilha sonora de Quarteto Fantástico, filme de 2015. O BTS canta com Mandy Ventrice, norte-americana. A voz dela é fraca, mas o resto da música é enérgico. 


5) “Seoul”


Outra faixa gravada com Honne e RM. Investiram em sintetizadores e alternação de vocais, fazendo da música uma homenagem a Coreia. 


4) “Boy With Luv”


A canção gravada com Halsey alcançou o topo das paradas. Sua letra animada e grudenta consegue harmonizar o estilo da estrela com o estilo do grupo, criando uma música divertida e atual. 


3) “Idol”


A colaboração com Nicki Minaj veio pouco depois do lançamento original da faixa. O clipe colorido e psicodélico é típico do BTS e combina com a energia de Nicki.


2) “Best of Me”


Gravada com o Chainsmokers para ser um hit. Os DJs deram a direção, mas deixaram bastante espaço para o grupo coreano investir em seus aspectos de destaque - que faz com que a música seja perfeita para ambos os artistas. 


1) “Mic Drop”


A música apresentou o BTS para o mundo ocidental. Tem duas versões diferentes de parceiras: uma com Aoki, focando no instrumental, e uma com Desiigner, que procurou deixar a faixa um pouco mais animada.

+++ De Emicida a Beyoncé: Drik Barbosa escolhe os melhores de todos os tempos