Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Os 4 episódios mais polêmicos (e censurados) de Os Simpsons: drogas, homofobia e Rio de Janeiro

Animação da Fox causou controvérsia ao abordar temas polêmicos

Redação Publicado em 21/04/2020, às 15h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
0Cenas dos episódios de Os Simpsons (Foto: Reprodução/Youtube)
0Cenas dos episódios de Os Simpsons (Foto: Reprodução/Youtube)

Com mais de 30 temporadas, Os Simpsons já abordaram diversos temas e previram diversos acontecimentos futuros, da pandemia de coronavírus ao meme do caixão. Conhecida pelo humor ácido, a sitcom de animação já produziu episódios polêmicos, que acabaram censurados.

Os motivos para a censura variam, como lembra o site Observatório do Cinema, desde uso de drogas, temas polêmicos e religiões. Veja a lista dos quatro episódios mais controversos da animação abaixo.

+++ LEIA MAIS: Fall Out Boy e outras 9 bandas que tiraram nome de Os Simpsons

Homofobia

No episódio "Homer’s Phobia", na 8ª temporada, de 1997. se tornou polêmico pela decisão pela censura. Homer mostra o estereótipo do preconceituoso ignorante, com pavor de homens homossexuais - e da possibilidade de Bart ser gay. Ao final do episódio, Homer muda de ideia sobre as pessoas LGBTQ+.

O episódio foi censurado pela Fox, pelo tema controverso, mas a decisão foi revertida após uma troca na diretoria da emissora, e "Homer’s Phobia" teve recepção positiva do público e da mídia.


Uso de drogas

Na 13ª temporada, em 2002, Homer surpreendeu pelo uso de drogas. O patriarca da família Simpson fumou maconha, no episódio "Weekend at Burnsie's", para fins medicinais, mas acaba viciado na droga. Por isso, o episódio foi censurado no Reino Unido.

+++ LEIA MAIS: Kevin Feige dubla Chinos, versão de Thanos, em novo episódio de Os Simpsons; assista


Rio de Janeiro

Ainda na 13ª temporada da animação, a família Simpson visitou o Rio de Janeiro, no Brasil, no episódio "Blame it on Lisa". A cidade foi retratada de maneira estereotipada e preconceituosa, repleta de violência e doenças, além de sexualizar todos os aspectos da cultura carioca.

O episódio não sofreu censura, mas a Riotur, empresa de turismo no Estado, ameaçou tomar medidas legais contra a Fox.James L. Brooks, produtor executivo do seriado, pediu desculpas "para a adorável cidade e povo do Rio de Janeiro".


Igreja russa

Em 2007, na 28ª temporada de Os Simpsons, Homer entrou numa igreja enquanto jogava um game no celular, em referência ao Pokémon Go. A igreja invadida no episódio "Looking for Mr Goodbart" parecia ser da Ortodoxa Russa, e a Rússia censurou o episódio por considerar desrespeito com a religião.

+++ LEIA MAIS: Os Simpsons ganha abertura com tema de quarentena por família entediada [VÍDEO]


+++ SESSION RS: SCALENE TOCA ASSOMBRA