Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Os 5 melhores documentários de música da Netflix, segundo o The New York Times

Para o jornal, Quincy e Miss Americana estão entre as melhores produções de música da plataforma de streaming

Redação Publicado em 13/05/2020, às 12h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quincy e Miss Americana (Fotos: Reprodução)
Quincy e Miss Americana (Fotos: Reprodução)

Entre os filmes e séries do extenso catálogo da Netflix, é possível encontrar excelentes obras documentais sobre cantores que se tornaram verdadeiras estrelas no mundo da música, como Quincy Jones, Taylor Swift, Nina Simone e John Coltrane.

As produções da plataforma de streaming exploraram o universo particular de gêneros musicais, os conflitos pessoais dos artistas que afetaram a carreira deles e, claro, o legado cultural deixado pelos músicos. 

O The New York Times separou os melhores documentários de música disponíveis na Netflix e nós listamos todas os longa-metragens presentes no catálogo da plataforma no Brasil. Confira: 

Chasing Trane (2016)

O diretor John Scheinfeld reuniu colegas e admiradores de John Coltrane para criar um retrato da carreira do músico, que começou como assistente de grandes nomes do jazz e alcançou a fama ao abraçar experimentos musicais que buscavam registrar a beleza da vida por meios de melodias complexas e improvisações. 

+++ LEIA MAIS: BTS: documentário tem cenas dos shows no Brasil; assista ao trailer


Hip-Hop Evolution (2016 - 2020)

A série documental Hip-Hop Evolution busca apresentar o gênero musical de forma completa para o espectador. Ao longo das 16 partes, a produção relembra a história do rap, a ascensão do estilo nos anos 1980 e 1990, além das transformações sofridas a partir da década de 2000. 

+++ LEIA MAIS: Todos os filmes de Tom Hanks do pior para o melhor [RANKING]


Miss Americana (2020)

Lançado em 2020, Miss Americana mostra os bastidores da vida de uma das maiores estrelas pop do últimos anos, Taylor Swift. A diretora Lana Wilson explora a relação da artista com os fãs e o haters da internet, que buscam as mais diversas informações para atacar a cantora pelas redes sociais.

+++LEIA MAIS: Novo filme de terror da Netflix apavora o público com cenas sádicas e explícitas


Quincy (2018)

Rashida Jones dirige o documentário sobre o pai Quincy Jones, lenda da música. A atriz, escritora e produtora faz um contraste entre a trajetória de sucesso do músico ao longo dos anos e a atual rotina na terceira idade, que exige cada vez mais cuidados com a saúde.

+++ LEIA MAIS: Filmes indicados ao Oscar não poderão concorrer no Emmy; entenda


What Happened, Miss Simone? (2015)

What Happened, Miss Simone?conta a conturbada história de Nina Simone, uma artista que sonhava em ser a primeira pianista clássica negra e acabou se tornando uma das maiores artistas de jazz e R&B. Além do sucesso, a cantora lidava com a própria saúde mental, que causava problemas no relacionamento com os amigos e a família.

+++LEIA MAIS: Próximo Oscar vai considerar filmes do streaming; entenda as mudanças


+++ O TERNO | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL