Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Os 5 melhores filmes de Jackie Chan [LISTA]

Confira as principais obras do ícone das artes marciais, que completou 67 anos nesta quarta, 7

Redação Publicado em 07/04/2021, às 17h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jackie Chan em O Terno de Dois Bilhões de Dólares (Foto: Reprodução/DreamWorks Studios)
Jackie Chan em O Terno de Dois Bilhões de Dólares (Foto: Reprodução/DreamWorks Studios)

Artista marcial, ator, dublê, cineasta, produtor, diretor, escritor e cantor, Jackie Chan acumulou um número impressionante de profissões ao longo dos anos, da mesma forma que participou e estrelou inúmeros filmes. 

Chan começou a atuar na década de 1960 como ator mirim e, na década seguinte, ganhou destaque pela performance como dublê, o que abriu as portas para papéis maiores nos cinemas. Com uma mistura autêntica de humor e artes marciais, Chan conquistou fama mundial e chegou a ser o segundo ator mais bem pago do mundo, segundo o Independent UK

+++ LEIA MAIS: Ator Jackie Chan quase morre durante filmagens de novo filme

Pensando nisso, listamos os cinco melhores filmes de Jackie Chan, que completou 67 anos nesta quarta, 7. Para o ranking, consideramos as notas registradas no IMDb e não incluímos documentários, animações ou obras em que Chan atua apenas como dublê.

E, apesar do ator ter ganhado popularidade entre os espectadores brasileiros com filmes Sessão da Tarde, como Bater ou Correr (2000) ou O Terno de Dois Bilhões de Dólares (2002), o Top 5 do ator no IMDb conta com obras mais antigas da carreira dele. Confira: 

+++ LEIA MAIS: Jackie Chan conheceu Bruce Lee depois de apanhar de verdade em filmagem; conheça a história

5. Projeto China (1983)

Chan interpreta Dragon Mi Yong, um marinheiro de Hong Kong. Apesar da marinha ter certa rivalidade com a polícia local, as duas forças se juntam quando piratas surgem. (Foto: Reprodução via IMDb)

Nota: 7,4.

+++LEIA MAIS: Como foi a real luta entre Bruce Lee e um dublê - e foi bem diferente da mostrada em Era uma Vez Em Hollywood, com Brad Pitt


4. O Mestre Invencível (1978)

O prequel de A Lenda do Mestre Invencível acompanha o treinamento do jovem Wong Fei-hung. A pedido do próprio pai, ele se torna aprendiz de Beggar So, que passa os conhecimentos dele por meio de lições rígidas - os quais provam serem muito úteis quando o pai de Wong é ameaçado. (Foto: Reprodução via IMDb)

Nota: 7,5.

+++LEIA MAIS: Filha de Bruce Lee diz que seria bom Quentin Tarantino "calar a boca"


3. A Lenda do Mestre Invencível (1994)

Em A Lenda do Mestre Invencível, Chan tenta impedir o roubo de um objeto precioso por estrangeiros, enquanto tenta lidar com a desaprovação do pai sobre o comportamento dele. (Foto: Reprodução via IMDb)

Nota: 7,6.

+++ LEIA MAIS: Por que Jackie Chan é um dos atores mais ricos do mundo se há anos se afastou de Hollywood?


2. Police Story: A Guerra das Drogas (1985)

Escrito e dirigido por Chan, Police Story: A Guerra das Drogas conta a história do policial  Chan Ka-Kui, que precisa provar a própria inocência após ser incriminado por um traficante de drogas. (Foto: Reprodução via IMDb)

Nota: 7,6.

+++LEIA MAIS: De Bruce Lee a Michael Jackson: As 13 celebridades que mais lucraram após a morte entre 2010 e 2019


1. Operação Dragão (1973)

Operação Dragão conta com uma das primeiras aparições de Jackie Chan, que também atua como dublê no longa-metragem estrelado por Bruce Lee. (Foto: Reprodução via IMDb)

Nota: 7,7.

+++ LEIA MAIS: Como Bruce Lee indiretamente ajudou Robert Downey Jr a largar as drogas


+++ KONAI: 'ESTAMOS EM PRESSÃO CONSTANTE PARA SER O QUE NÃO É NOSSO NATURAL' | ENTREVISTA

+++ MAIS SOBRE CINEMA:5 fatos inacreditáveis sobre Jackie Chan: pai era espião, entre outros 

Os filmes protagonizados por Jackie Chan marcaram gerações e época com o carisma do ator, cenas de ação incríveis e até mesmo as coisas inacreditáveis e malucas que aconteciam nas histórias.

Mas não é só nos longas que Jackie Chan é cheio de surpresas, na vida real ele também é assim. Sabia que o pai dele era um espião da China? Ou que ele tem várias casas secretas com quartos secretos? Veja abaixo 5 fatos inacreditáveis sobre o artista, como lembrado pelo Cinema Blend.

+++LEIA MAIS: 5 motivos para acreditar que Contágio não envelheceu muito bem [LISTA]

Criou o próprio personagem de HQ

Em 1997, Chan criou um quadrinho chamado Spartan X, com inspiração no personagem Asian Hawk, protagonista do filme Armadura de Deus (1986). O ator também voltou a ser um desenho, mas só nos anos 2000, na série animada As Aventuras de Jackie Chan, dublada por ele mesmo. Além disso, a animação ganhou um spin-off nos quadrinhos, protagonizada pelo personagem de Jackie Chan.


Dono de várias casas secretas com quartos secretos

Enquanto promovia Volta ao Mundo em 80 Dias - Uma Aposta Muito Louca, lá em 2004, Jackie Chan foi ao Late Night with Conan O’Brien e foi perguntado pelo apresentador se ele realmente tinha uma casa com passagens secretas que levam para quartos escondidos. A resposta do ator foi simples: "Quem te contou isso?".

No entanto, Chan possui mais de uma casa secreta. O ator fez um tour com um entrevistador do TLC em uma de suas diversas residências escondidas, cada uma possui espaços escondidos por dentro, como perguntado por Conan O’Brien.


Carreira de cantor popular na Ásia

Além de ser um ótimo ator e lutador de artes marcias, Jackie Chan arrasa na cantoria. A carreira musical dele começou nos anos 1980 e Chan lançou 20 álbuns até hoje, nos quais são cantados em diversas línguas.

A primeira música de sucesso do ator foi "Kung Fu Fighting Man", feita para o filme O Jovem Mestre do Kung Fu (1980). Vale destacar a música "Hero Story", da série de filmes Police Story, foi usada pela Força Policial de Hong Kong como propaganda de recrutamento.


Dezenas de lesões nos sets de filmagem

Jackie Chan tem mais de 100 créditos de atuação e na maioria das cenas de ação, ele dispensa dublês. No entanto, Chan sofreu pelo menos 70 lesões durante a carreira. Uma delas, por exemplo, foi um buraco permanente durante uma sequência em Armadura de Deus.

Outro grande incidente foi quando ele quase se afogou no set de Vanguard, lançado neste ano em alguns países. 


Pai era espião

Os pais de Jackie Chan são Charles e Lee-Lee Chan. O ator sempre cresceu sabendo que o pai dele era da mesma profissão que ele, e até chamou o filho para atuar em alguns dos projetos dirigidos por Charles.

No entanto, Jackie Chan descobriu que o pai dele na realidade era um espião do Exército Nacional Revolucionário Chinês, e conheceu a mãe do ator quando foi preso por contrabandear ópio na China. Foi só depois da morte da mãe de Jackie, em 2001, que ele descobriu os segredos da família.