Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Os 6 maiores músicos canhotos de todos os tempos, segundo site

De Paul McCartney a Jimi Hendrix, vários guitarristas lendários eram canhotos

Redação Publicado em 22/08/2020, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kurt Cobain, Paul McCartney, Jimi Hendrix (foto: reprodução MTV/ AP/ BBC)
Kurt Cobain, Paul McCartney, Jimi Hendrix (foto: reprodução MTV/ AP/ BBC)

Guitarristas canhotos podem ser a minoria na média mundial, mas considerando que eles são tão poucos, o reconhecimento conquistado por eles os colocaram na galeria de maiores artistas de todos os tempos. 

+++LEIA MAIS: John Entwistle e o baixo isolado de 'Baba O'Riley', do The Who; ouça

Apenas 10% da população é canhota, essas pessoas aprenderam a tocar guitarra da maneira mais difícil, o que é uma prova da habilidade técnica. Depois de superar os desafios de se tornar mestre de um instrumento em condições feitas para um destro, poucas coisas ficam entre essa determinação e o sucesso.

A revista Far Out listou os maiores guitarristas canhotos. Vale ressaltar que a publicação desconsidera canhotos que tocam com a mão direita, por isso nomes como Elvis Costello, Billy Corgan e Duanne Allman não aparecerão nesta lista. 


Kurt Cobain

Onde mais começar do que com Kurt Cobain? O canhoto icônico transformou a cena grunge underground de Seattle em um fenômeno mundial que mudou a cultura para sempre. Cobain não era apenas um guitarrista incrível, mas também muito à frente de seu tempo de várias outras maneiras, como o feminismo e conscientização sobre saúde mental.

+++ LEIA MAIS: Há 56 anos, The Who reinventava o rock para o mundo com lançamento de 'I Can't Explain’


Paul McCartney

Paul McCartney é uma anomalia nesta lista, pois ele nem mesmo é um verdadeiro canhoto. Ele faz literalmente tudo - como escrever com a mão direita - mas, por algum motivo, ele toca guitarra com a esquerda.

Quando começou a aprender o instrumento, o ex-Beatle inicialmente não conseguia lidar com ele. Ele então viu uma foto de SlimWhitman tocando com a mão esquerda e percebeu que ele poderia inverter a guitarra, então começou a tocar com a mão esquerda.

+++LEIA MAIS: Série sobre milícias e corrupção no Rio de Janeiro, Um Dia Qualquer estreia com Sandrão RZO e o clipe de 'Terra de Ninguém'; assista


Albert King

Albert King foi uma das figuras pioneiras que desempenhou um papel crucial em colocar a cena do blues no mapa, o que King poderia fazer com uma guitarra era verdadeiramente mágico. O músico foi uma grande influência para os guitarristas dos anos 60 e além, que o viam como uma figura inspiradora que criava ruídos que nunca poderiam ter sonhado.

Um de seus admiradores mais importantes foi Jimi Hendrix, que certa vez disse: “Gosto de Albert King. Ele toca completa e estritamente de uma maneira, apenas um blues funk puro. Nova guitarra de blues, muito jovem, som funky, o que é ótimo."

+++LEIA MAIS: CPM 22 anuncia saída do baterista Japinha: 'Melhor para a banda'


Tony Iommi

Tony Iommi é o autor de alguns dos melhores riffs de rock pesado de todos os tempos com o Black Sabbath. Junto com a energia pulsante da época, a guitarra de Iommi ajudou a tornar o grupo uma das bandas de rock mais reverenciadas de todos os tempos. Eles apresentaram ao público em todo o mundo o heavy metal como o conhecemos hoje e explodiram as cabeças.

+++LEIA MAIS: Para Bruce Springsteen, Lana Del Rey é 'simplesmente uma das melhores compositoras' dos EUA


Elizabeth Cotten

Nascida em 1893, a vida de Cotten foi realmente notável com ela chegando aos 94 anos e encontrando fama tarde na vida, depois de passar 25 anos aposentada enquanto a vida atrapalhava seus sonhos. Ela era uma canhota autodidata que desenvolveu seu próprio estilo único.

Tendo tocado guitarra com o arranjo destro, mas de cabeça para baixo, ela tocava as linhas do baixo com os dedos e a melodia com o polegar, o que faria com que seu estilo de baixo fosse conhecido como ‘Cotten picking’.

+++ LEIA MAIS: Radiohead vs Lana Del Rey e mais: os 5 casos de plágio mais marcantes da história da música [LISTA]


Jimi Hendrix

Deixando o melhor para o fim, Jimi Hendrix não é apenas o melhor canhoto para tocar guitarra, mas quase definitivamente a pessoa mais talentosa que já pegou o instrumento. Ele sozinho elevou o instrumento a alturas inebriantes que nunca haviam sido alcançadas por ninguém antes dele.

Nos cinquenta anos desde sua morte prematura, permanecem pontos de interrogação se alguém já superou Hendrix em um nível técnico.


+++ JOÃO GORDO ENCARA O DESAFIO MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS