Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Os 6 melhores filmes de Clint Eastwood: de Os Imperdoáveis a O Estranho sem Nome [LISTA]

Clint Eastwood completa 91 anos nesta segunda, 31, e acumula grandes sucessos - confira os melhores filmes do astro, segundo o Rotten Tomatoes

Camilla Millan Publicado em 31/05/2021, às 16h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Clint Eastwood em Os Imperdoáveis (Foto: Reprodução)
Clint Eastwood em Os Imperdoáveis (Foto: Reprodução)

Uma das maiores estrelas de Hollywood, Clint Eastwood é um ator e cineasta norte-americano famoso pelos papéis em filmes de ação e faroeste, como os icônicos Por Um Punhado de Dólares e Os Imperdoáveis.

Nascido em 1930, Eastwood serviu no exército antes de estrear a carreira artística. Começou com papéis pequenos, depois a série Rawhide e, em seguida, o filme que mudaria a carreira: Por Um Punhado de Dólares. O longa foi responsável por lançar o gênero bang bang à italiana - e levou o ator ao estrelato.

+++LEIA MAIS: Tarantino revela a cena favorita da história do cinema - e o filme é um clássico do faroeste de 1966

O sucesso do astro, contudo, não parou por aí. A década de 60 foi repleta de grandes filmes que consolidaram Clint Eastwood como um ícone, não só da ação e do faroeste norte-americano, como do cinema mundial.

Eastwood, contudo, não se limitou aos papéis nas telonas. Apaixonado por música, também se lançou como compositor de algumas trilhas sonoras e assumiu a direção de longas conhecidos, como Invictus e Sniper Americano.

+++LEIA MAIS: Morre Ennio Morricone, gênio das trilhas sonoras de faroeste, aos 91 anos

Nesta segunda, 31 de maio, Clint Eastwood completa 91 anos - e acumula diversos sucessos. São mais de 80 filmes na carreira, entre os quais ele se dividiu em ator, produtor, diretor e músico. Para marcar o aniversário do astro, separamos os 6 melhores longas estrelados por Eastwood, segundo o Rotten Tomatoes; confira:

6. Josey Wales, o Fora da Lei (1976)

No filme, Eastwood vive Josey Wales, um fazendeiro que se transforma em um justiceiro dos Confederados para vingar o massacre de sua família, morta por criminosos relacionados ao exército da União. A produção se passa após o término da Guerra Civil norte-americana.

+++LEIA MAIS: Como The Rocky Horror Picture Show levantou discussões de gênero em 1975 e se tornou cult?


5. O Estranho sem Nome (1973)

Além de protagonizar o filme, Eastwood é diretor da aclamada produção de faroeste. Na trama, um forasteiro mata um homem pago para proteger a cidade e aceita proteger os habitantes que temem por um grupo de criminosos.    


4. Na Linha de Fogo (1993)

O filme de ação mostra Eastwood no papel de Frank Horrigan, um ex-agente do serviço secreto que não conseguiu salvar Kennedy de ser assassinado. Vinte anos depois, ele é atormentado por um psicopata com planos de matar outro presidente dos Estados Unidos.

+++LEIA MAIS: O dia que Flea e ZZ Top participaram de De Volta para o Futuro 3 [FLASHBACK]


3. Os Imperdoáveis (1992)

Dirigido e protagonizado por Clint Eastwood, Os Imperdoáveis acompanha um grupo de pistoleiros semi-aposentados que trabalham por dinheiro e aceitam se unir a um jovem para um último trabalho. O longa foi muito elogiado pela crítica e recebeu o Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor (Eastwood), Melhor Ator Coadjuvante (Gene Hackman) e Melhor Montagem.


2. Três Homens em Conflito (1966)

O filme épico acompanha três pistoleiros competindo para descobrir uma fortuna enterrada em meio à Guerra Civil dos Estados Unidos. Apesar das iniciais críticas negativas, com o tempo, a produção ganhou notoriedade - e está listado entre os "100 maiores filmes do século XX" na revista Time.

+++LEIA MAIS: 9 brasileiros que votam no Oscar - e como chegaram lá [LISTA]


1. Por um Punhado de Dólares (1964)

Mistura de ação, faroeste e suspense, o filme foi o primeiro de Clint Eastwood no papel principal. A produção é considerada um remake não oficial do filme de Akira Kurosawa, Yojimbo, e acompanha um pistoleiro que chega em uma cidade Mexicana que está em guerra entre dois grupos rivais.


+++ SUPLA | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL