Os 8 melhores (e mais influentes) personagens LGBTQ+ da Netflix

Uma pesquisa indicou quais personagens foram os mais bem-sucedidos em criar empatia e representar a comunidade LGBTQ+

Redação Publicado em 12/06/2020, às 08h00

None
Omar Shanaa, de Elite, RuPaul e Piper Chapman de Orange is the new Black (Foto: Reprodução)

Séries originais da Netflix estão apresentando ao público personagens LGBTQ+ que, em pouco tempo, se tornam queridos pelos espectadores. Eric, de Sex Education, Omar, de Elite, e outros papéis das produções da plataforma estão contribuindo para a discussão sobre a sexualidade e identidade de gênero - tudo com muita leveza e naturalidade.

+++LEIA MAIS: Sex Education e mais: 6 séries teen e adolescentes com representatividade LGBTQ+ [LISTA]

Uma pesquisa divulgada na última quarta, 10, pela Netflix e pela GLAAD no Brasil, apresentou alguns dados sobre os personagens LGBTQ+ das produções. Segundo o levantamento, em média 80% dos brasileiros que não se identificam como LGBTQ+, contaram como as séries como Sex Education – e personagens como Casey de Atypical e Robin de Stranger Things - ajudaram a melhorar o relacionamento com pessoas LGBTQ+ nas próprias vidas.

Além disso, segundo a pesquisa, 85% dos participantes da comunidade LGBTQ+ disseram que o entretenimento ajudou suas famílias a entendê-los melhor. O levantamento também indicou personagens em que a comunidade LGBTQ+ se sentiu mais representada, assim como os que foram mais bem-sucedidos em criar empatia entre os não membros LGBTQ+.

+++LEIA MAIS: Revolução teen na Netflix: séries adolescentes invadem o serviço de streaming

Confira os 8 melhores (e mais influentes) personagens LGBTQ+ da Netflix:

Casey Gardner - Atypical

reprod
Em Atypical, Brigette Lundy-Paine interpreta Casey Gardner, irmã do protagonista. Na segunda temporada, ela se descobre bissexual, o que dá abertura para diversos momentos especiais com um desenvolvimento bem feito.

+++LEIA MAIS: 4 filmes LGBTQ+ para assistir enquanto Me Chame Pelo Seu Nome 2 não estreia


Eric Effiong - Sex Education

reprod
Um dos protagonistas de Sex Education, Eric Effiong é um personagem negro que cresceu em uma família muito religiosa que não sabe o fato dele ser gay. A produção aborda a descoberta da família dele, assim como o modo que ele lida com relacionamentos e a amizade com Otis - tudo isso englobado pela personalidade engraçada do papel interpretado por Ncuti Gatwa.


Lito Rodriguez - Sense8

reprod
Interpretado por Miguel Ángel Silvestre, Lito Rodriguez é um dos protagonistas de Sense8. Ele é um ator mexicano famoso que mora com o namorado Hernando Fuentes e a amiga Daniela Velasquez. Um dos destaques da trama é o fato de a carreira dele ser posta em desacordo devido ao relacionamento dele com um homem. 

+++LEIA MAIS: 10 filmes cult com temática LGBTQ+ [LISTA]


Omar Shanaa - Elite

reprod
Omar Shanaa
é um dos principais personagens da Netflix. Ele é gay e cresceu em uma família tradicional e conservadora de muçulmanos. Na produção, é abordada a descoberta da família dele, assim como os conflitos com os parentes e o relacionamento com Ander


Piper Chapman - Orange is the New Black

reprod
Protagonista de Orange is the New Black, Piper Chapman é interpretada por Taylor Schilling. Bissexual, a personagem apresenta um arco muito interessante no qual ela se torna cada vez mais má. Além disso, são apresentados diversos relacionamentos dela. 

+++LEIA MAIS: Sex Education: 3 aulas sobre sexualidade que temos na segunda temporada [LISTA]


Robin Buckley - Stranger Things

reprod
Interpretada por Maya Hawke, Robin Buckley é uma importante personagem de Stranger Things. Ela é lésbica, representando a primeira personagem LGBTQ+ do programa. A série aborda diversas aventuras da personagem, assim como as paixões dela e o modo que ela lida com frustrações e o difícil momento dela revelar ao amigo a sua sexualidade.


RuPaul - RuPaul’s Drag Race

reprod
O reality show RuPaul’s Drag Race foi idealizado e é apresentado por RuPaul, a drag queen mais famosa do mundo. Além de apresentar o concurso, RuPaul protagoniza diversos momentos icônicos e especiais sobre amor próprio e encorajamento.

+++LEIA MAIS: Mês do Orgulho LGBTQIA+: 7 filmes essenciais para você assistir


Theo Putnam - O Mundo Sombrio de Sabrina

reprod
Theo Putnam
é um amigo de Sabrina Spellman. O garoto nasceu como Susie Putnam, se identificando como não-binário desde jovem. Depois,  ele se descobriu como um garoto transgênero. Na produção, o personagem passa por uma jornada de autoconhecimento muito importante para a discussão sobre a comunidade LGBTQ+.


+++ DELACRUZ | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO