Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Os 6 melhores filmes de terror que completam 40 anos em 2020: O Iluminado, Sexta-Feira 13 e mais

Clássicos dos cinemas lançados em 1980 ainda fazem sucesso com o público

Malu Rodrigues Publicado em 01/08/2020, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Iluminado, Sexta-Feira 13 e Inferno (Fotos: Reprodução)
O Iluminado, Sexta-Feira 13 e Inferno (Fotos: Reprodução)

Em 2020, muitos filmes foram adiados devido à pandemia do coronavírus. Neste momento, nos voltamos para produções clássicas que se consagraram no cinema e fazem sucesso em qualquer época.

Para além da comédia e romance, muitas pessoas se interessam pelo terror e como as narrativas desse gênero constroem tramas incríveis e complexas. O ano de 1980 foi o exemplo perfeito de produções com histórias arrepiantes e personagens sombrios.

+++ LEIA MAIS: As 6 melhores adaptações livros assustadores de terror para o cinema: O Iluminado, O Exorcista e mais

Ao pensar nisso, a Rolling Stone Brasil separou os 6 melhores filmes de terror que completam 40 anos em 2020 para você maratonar. Confira a lista:


O Iluminado

O clássico filme de Stanley Kubrick, O Iluminado, é um dos melhores longas de terror de todos os tempos. A produção foi resultado da adaptação do livro homônimo do gênio do horror, Stephen King

A história sobre a família Torrance mostra como o pai, Jack, aceita o trabalho de zelador em um hotel isolado durante o inverno. Ele leva a esposa, Wendy, e o filho, Dan, que tem habilidades psíquicas. Aos poucos, os personagens desvendam segredos do local, descobrem o passado terrível de quem já morou nele e percebem mudanças nos próprios comportamentos.

+++ LEIA MAIS: 40 anos de O Iluminado: como o filme influenciou todo o gênero de terror nos cinemas [ANÁLISE]


Sexta-Feira 13

O filme original da franquia foi dirigido por Sean S. Cunningham. Essa foi a primeira vez que o público viu e se assustou com Jason nas telonas. O slasher acompanha um grupo de jovens perseguido pelo impiedoso mascarado.

+++ LEIA MAIS: Além dos clássicos: 8 filmes recentes de terror tão bons quanto os antigos - Corra!, A Bruxa e It: A Coisa


A Morte Convida para Dançar

Protagonizado pela estrela do terror, Jamie Lee Curtis, o longa revela um mascarado vingativo pronto para assassinar quatro adolescentes - que guardam um segredo obscuro - no baile de formatura.

+++ LEIA MAIS: A Evolução do Estereótipo das Mulheres nos Filmes de Terror, de Psicose a O Homem Invisível


O Trem do Terror

Dirigido por Roger Spottiswoode, a produção conta a história de um grupo de estudantes de medicina que organizam uma festa a fantasia em um trem em movimento. No entanto, um assassino em série chega no evento, começa a matar os jovens e se disfarça na multidão para não ser pego.

+++ LEIA MAIS: Pânico 5? Clássico do terror precisa de mais uma continuação? Spoiler: não


Inferno

O longa italiano é a continuação de Suspiria (1977). Na produção, Rose Elliot se convence de como a casa dela parece ser habitada por criaturas demoníacas. Assim, a jovem precisa lidar com uma rede de conspiração macabra e aterrorizante.

+++ LEIA MAIS: Conheça o estúdio que revoluciona o cinema de terror moderno com A Bruxa, Midsommar e Hereditário


The Fog – A Bruma Assassina

No filme de John Carpenter, uma embarcação pirata afunda depois de ser enganada à costa de uma pequena vila de pescadores. Cem anos depois, os espíritos vingativos dos marinheiros começam a assombrar os moradores do vilarejo.

+++ LEIA MAIS: O sangue fresco do terror: como uma nova geração de diretores pode revolucionar o gênero (e apagar os sustos)


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS