Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Os 8 melhores filmes de Tim Burton, de acordo com IMDb: A Noiva Cadáver, Sweeney Todd e mais

Nos anos 1980, o cineasta adotou um estilo específico - e único - ao transitar entre comédia, horror, fantasia e ficção científica

Redação Publicado em 12/03/2020, às 08h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A Noiva Cadáver (Foto: IMDB / Reprodução)
A Noiva Cadáver (Foto: IMDB / Reprodução)

Nos anos 1980, Tim Burton adotou um estilo específico - e único - para fazer filmes de comédia, horror, fantasia, ficção científica e, até, super-herói, transitando entre live-action e desenhos animados.

+++ LEIA MAIS: Tim Burton fala sobre as chances de Beetlejuice 2

Com as notas do IMDb, confira, abaixo, os oito melhores filmes do cineasta:

8. A Noiva Cadáver (2005) - 7.3

O retorno de Burton ao stop-motion foi indicado ao Oscar de Melhor Animação. Com as vozes de Johnny Depp e Helena Bonham Carter, A Noiva Cadáver é sobre um homem que se vê acidentalmente casado com uma mulher morta.

Burton co-dirigiu o filme com Mike Johnson enquanto terminava de filmar Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas e, pouco tempo depois, assumiu A Fantástica Fábrica de Chocolate.


7. A Lenda de Sleepy Hollow (1999) - 7,3

Sleepy Hollow é uma adaptação atualizada da famosa lenda do Cavaleiro sem Cabeça. A versão cinematográfica traz Ichabod Crane (Johnny Depp) como um policial cético em relação à existência do Cavaleiro no início.

A cidade de Sleepy Hollow foi construída especialmente para o filme, pois os produtores não encontraram uma cidade real que atendesse às suas necessidades.


6. Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007) - 7.3

Baseado no musical da Broadway, Sweeney Todd (Johnny Depp) é um barbeiro que quer se vingar de um juiz que o condenou falsamente, estuprou sua esposa e levou a filha como sua. Sob o pretexto de barbear seus clientes, ele corta a garganta deles e aguarda a chance de matar o juiz.


5. Os Fantasmas se Divertem (1988) - 7,5

Os Fantasmas se Divertem (ou Beetlejuice) foi o segundo filme completo de Burton. O personagem-título (Michael Keaton) não aparece muito, mas, quando aparece, ele se destaca. Alec Baldwin e Geena Davis, por sua vez, interpretam um casal recém-falecido que assombra a casa onde eles moravam, e Winona Ryder interpreta uma adolescente que agora mora lá e pode vê-los.


4. Batman (1989) - 7,5

Tim Burton mudou o mundo dos filmes baseados em HQs em 1989. Sua versão de Batman e Coringa foi uma das primeiras desde o programa de TV dos anos 1960. E, ainda, Michael Keaton e Jack Nicholson se tornariam lendas nesses papéis.

Os fãs de quadrinhos ficaram revoltados com Keaton no papel principal, pois, na época, ele era conhecido como um ator cômico. Hoje, ele ainda é um dos melhores Batmans que tivemos nas telas.

+++LEIA MAIS: Primeiras imagens do Batman de Robert Pattinson conquistam o Twitter: ‘Simbolismo incrível', 'Gótico' e 'Estranho'


3. Ed Wood (1994) - 7,8

Ed Wood conta a verdadeira história de um diretor conhecido por fazer filmes ruins. Mas o filme retrata o personagem-título como alguém que adora fazer cinema e realmente acredita que está fazendo ótimos filmes. Conhecido por efeitos especiais ruins, usos aleatórios de filmes e escolhas estranhas de elenco, Ed Wood criou um estilo distinto.

Johnny Depp é maravilhoso como diretor excêntrico, e Martin Landau ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por interpretar a lenda do horror Bela Lugosi. A amizade de Wood e Lugosi é importante no filme, e refletia a amizade que Burton tinha com Vincent Price na vida real. As próteses que ajudaram a transformar Landau em Lugosi também ganharam um Oscar de Melhor Maquiagem.


2. Edward Mãos de Tesoura (1990) - 7,9

Edward Mãos de Tesoura nasceu de um desenho que Burton fez para refletir sua solidão na adolescência, e o filme em si é uma demonstração incrível do tratamento de alguém que é considerado "diferente".

O filme retrata um homem com uma tesoura para as mãos que é levado para um bairro suburbano e se apaixona. Embora Edward tenha sido criado por um inventor, ele geralmente mostra mais bondade e decência do que muitos outros personagens do filme.


1. Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003) - 8.0

Baseado no romance de Daniel Wallace, Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas discorre sobre a vida de Edward Bloom, que se aproxima da morte. No entanto, seu filho sente que não sabe muito sobre o pai, e ele conta histórias fantásticas que se desenrolam ao longo do filme. Tim Burton escalou um elenco estelar, liderado por Ewan McGregor e Albert Finney. A trilha sonora de Danny Elfman também ganhou uma indicação ao Oscar.

+++LEIA MAIS: The Batman: data de estreia, elenco, história e tudo o que sabemos sobre o filme de Robert Pattinson


+++ SESSION ROLLING STONE BRASIL: DELACRUZ - ANESTESIA