Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Os bastidores do show clássico do Oasis no MTV Unplugged: ausência de Liam, set icônico e mais

A apresentação de 1996 é um marco até a atualidade

Redação Publicado em 22/07/2020, às 17h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Noel e Liam Gallagher (Foto:Press Association via AP Images)
Noel e Liam Gallagher (Foto:Press Association via AP Images)

O show no quadro MTV Unplugged foi icônico para o Oasis. Sem Liam Gallagher, com set icônico e a performance brilhante de Noel, a apresentação é um marco até a atualidade. As informações são da Far Out Magazine

+++LEIA MAIS: 7 motivos idiotas pelos quais integrantes de bandas processaram uns aos outros: De Oasis a The Offspring

Na semana anterior ao show, a banda havia feito apresentações famosas em Knebworth, e o êxtase levou Liam a ativar o modo “festa”. Pouco depois, o Oasis teria a performance no Unplugged, que em 1996 tinha a reputação de cimentar carreiras de artistas - e Liam não parecia estar disposto para participar dos ensaios.

Foram duas semanas de preparação para o show, mas Liam apareceu apenas três vezes para treinar - e nem consegui cantar direito. Jac Benson, produtor associado do programa, falou sobre o artista em um documentário da lendária série da MTV: “"Mesmo antes de chegarmos ao dia do show, havia uma preocupação com Liam".

+++LEIA MAIS: Os 8 melhores insultos de Liam Gallagher contra o irmão Noel, ex-Oasis: ‘Palhaço assustador’ [LISTA]

Segundo um produtor, o cantor apareceu três vezes no ensaio - todas com as mesma roupa. No primeiro dia, Liam apontou para a garganta no meio de uma das músicas e falou “Não consigo continuar”, deixando o irmão sozinho. 

No segundo dia, o produtor relembrou que Liam se esforçou ainda menos para cantar. Enquanto isso, no último ensaio, ele cantou apenas três músicas antes de sair e não voltar ao palco. A atitude do músico assustou a equipe de produção e colegas de banda, considerando a organização e importância do evento. 

+++ LEIA MAIS: Os 9 melhores insultos de Noel Gallagher contra o irmão Liam, ex-Oasis: ‘Parece a Adele gritando dentro de um balde' [LISTA]

Apesar da falta de ensaios, Liam garantiu que apareceria na apresentação. No entanto, no dia, o paradeiro dele era desconhecido. Noel disse: “Havia rumores de que ele estava bebendo há alguns dias (...) Cerca de uma hora antes de continuarmos, ele apareceu absolutamente sem graça. Dissemos, ‘bem, vejamos se você pode cantar algumas músicas’, e foi horrível”.

Assim, os produtores resolveram que a gravação aconteceria e depois decidiriam se seria transmitido na televisão. No entanto, na hora de chamar a banda ao palco, Liam não apareceu. Noel relembrou: "Ele disse: 'Não vou fazer isso'. Eu pensei, ‘muito obrigado!’”

+++ LEIA MAIS: Liam Gallagher convidará Noel para o casamento 'porque nossa mãe pediu'

O show icônico de 12 músicas contou com os hits “Some Might Say”, “Live Forever”, “Whatever” e “Wonderwall” - tudo sem Liam. Mais do que uma apresentação, a performance representou um dos atritos que começou a atrapalhar o relacionamento dos dois irmãos - e durou mais 13 anos até a separação do grupo.


+++ FREJAT: O DESAFIO É FAZER AS PESSOAS SABEREM QUE O DISCO EXISTE