Os Beatles consideraram lançar um disco depois de Abbey Road, revela fita gravada há 50 anos

Embora Let it Be tenha sido o último disco lançado oficialmente pelos Beatles, eles gravaram Abbey Road antes

Redação Publicado em 11/09/2019, às 14h36

None
Capa do disco Abbey Road (Foto: Reprodução)

Mark Lewisohn, renomado historiador de rock, entregou ao The Guardian uma gravação que muda muito do que sabemos sobre o fim dos Beatles: o fab four planejava gravar um disco depois de Abbey Road e antes do término do grupo. 

“É uma revelação,” comentou Lewisohn. “Os livros sempre nos disseram que eles sabiam que Abbey Roadseria o último álbum e que eles queriam mudar de diração artística. Mas não - eles estavam conversando sobre o próximo trabalho.”

+++ LEIA MAIS: Os Beatles eram analfabetos em música, diz Olavo de Carvalho 

Na fita divulgada, Paul McCartney, John Lennon eGeorge Harrison estavam em reunião no Apple Studio. Gravaram a conversa para Ringo Starr poder ouvir depois, pois ele estava internado e não pôde comparecer. 

O destaque da gravação é John Lennon. Embora muita gente acredite que ele foi a principal parte do fim dos Beatles, não pareceu isso - ele sugeria que fizessem uma música para ser lançada no natal e deu a ideia de um novo disco. “Isso não muda praticamente tudo que pensávamos saber?” divagou Lewisohn. 

+++ LEIA MAIS: Beatles, Stones, Nirvana e Pink Floyd: os 50 discos mais valiosos do mundo 

Vale lembrar que Abbey Road(1969) foi, na verdade, o penúltimo disco lançado pelos Beatles. (A banda se despediu em 1970 após o álbum Let it Be). Mesmo assim, as gravações dele foram feitas antes do último trabalho divulgado. 

+++ LEIA MAIS: Abbey Road ou Let It Be? Qual foi o último disco dos Beatles?