Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Os Beatles consideraram lançar um disco depois de Abbey Road, revela fita gravada há 50 anos

Embora Let it Be tenha sido o último disco lançado oficialmente pelos Beatles, eles gravaram Abbey Road antes

Redação Publicado em 11/09/2019, às 14h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa do disco Abbey Road (Foto: Reprodução)
Capa do disco Abbey Road (Foto: Reprodução)

Mark Lewisohn, renomado historiador de rock, entregou ao The Guardian uma gravação que muda muito do que sabemos sobre o fim dos Beatles: o fab four planejava gravar um disco depois de Abbey Road e antes do término do grupo. 

“É uma revelação,” comentou Lewisohn. “Os livros sempre nos disseram que eles sabiam que Abbey Roadseria o último álbum e que eles queriam mudar de diração artística. Mas não - eles estavam conversando sobre o próximo trabalho.”

+++ LEIA MAIS: Os Beatles eram analfabetos em música, diz Olavo de Carvalho 

Na fita divulgada, Paul McCartney, John Lennon eGeorge Harrison estavam em reunião no Apple Studio. Gravaram a conversa para Ringo Starr poder ouvir depois, pois ele estava internado e não pôde comparecer. 

O destaque da gravação é John Lennon. Embora muita gente acredite que ele foi a principal parte do fim dos Beatles, não pareceu isso - ele sugeria que fizessem uma música para ser lançada no natal e deu a ideia de um novo disco. “Isso não muda praticamente tudo que pensávamos saber?” divagou Lewisohn. 

+++ LEIA MAIS: Beatles, Stones, Nirvana e Pink Floyd: os 50 discos mais valiosos do mundo 

Vale lembrar que Abbey Road(1969) foi, na verdade, o penúltimo disco lançado pelos Beatles. (A banda se despediu em 1970 após o álbum Let it Be). Mesmo assim, as gravações dele foram feitas antes do último trabalho divulgado. 

+++ LEIA MAIS: Abbey Road ou Let It Be? Qual foi o último disco dos Beatles?