Os Beatles de volta ao palco

Ringo e Paul apresentam Rock Band dos Beatles na E3, em Los Angeles

Por Pablo Miyazawa, de Los Angeles Publicado em 01/06/2009, às 23h30

De volta ao palco: Paul e Ringo causaram comoção ao aparecerem juntos na E3

Ver Galeria
(3 imagens)

A E3, ou Electronic Entertainment Expo, maior feira de videogames do mundo ocidental, teve início nesta segunda, 1, em Los Angeles. O evento inicial que marcou a abertura foi a coletiva de imprensa da Microsoft, fabricante do console Xbox 360. O que era tido para ser uma apresentação direcionada ao consumidor ardoroso de games acabou por ser um fato pop sem precedentes - afinal de contas, os Beatles, ou o que restou deles, subiram ao palco apenas para marcar presença e tornar inesquecível o momento.

A Microsoft iniciou a coletiva pontualmente às 10h25. Com as luzes apagadas, um vídeo passou a ser exibido no telão - uma tomada aérea que logo revelou tratar-se das cenas de abertura do game The Beatles: Rock Band. Em pouco mais de dois minutos, o clipe demonstrou a evolução estética, musical e social causada pelo quarteto de Liverpool, de Please Please Me a Magical Mystery Tour, dos terninhos comportados aos trajes coloridos, das canções de amor aos hinos psicodélicos, dos shows esfumaçados no Cavern Club à histeria coletiva no Shea Stadium, passando pelo misticismo da Índia e a psicodelia surreal de "I am the Walrus". Tudo estilizado, não exatamente realista, mas visualmente deslumbrante.

O jogo, previsto para 9 de setembro de 2009 - mesma data de lançamento das versões remasterizadas dos álbuns dos Beatles - permite que até seis jogadores simultâneos interajam com músicas do repertório da banda lançado de 1962 a 1970. Alex Rigopulos, o produtor e idealizador da marca Rock Band, revelou que o jogo também trará trechos de diálogos inéditos entre os quatro beatles. Junto a outras cinco pessoas, Rigopulos fez uma demonstração de The Beatles: Rock Band - a música escolhida foi "Day Tripper", com direito a escorregadas na bateria e na guitarra simuladas. As harmonias feitas com três vozes (uma novidade entre os jogos Rock Band), porém, soaram perfeitamente.

Apenas 10 das 45 músicas contidas no game foram divulgadas - "I Saw Her Standing There", "I Want To Hold Your Hand", "I Feel Fine", "Day Tripper", "Taxman", "I Am the Walrus", "Back in the USSR", "Here Comes The Sun", "Octopus's Garden" e "Get Back". O repertório foi revelado com a ajuda de um clipe bem editado com cenas animadas do jogo, mostrando os músicos tocando em cenários clássicos da antologia beatle, como a aparição no programa de Ed Sullivan, os clipes de Magical Mystery Tour e o show no telhado da Apple (a última apresentação ao vivo de Paul, John, George e Ringo juntos). Todas as outras músicas contidas nos álbuns oficiais do grupo estarão disponíveis para download - o primeiro deles, Abbey Road, poderá ser comprado logo no dia 9 de setembro, por meio da internet e diretamente no console. Já a faixa "All You Need is Love" será vendida apenas pela rede Xbox Live, e a renda será revertida para a entidade assistencial Doctors Without Borders.

Quando o assunto parecia esgotado, os convidados especiais foram chamados ao palco. Primeiro, entrou Dhani, filho de George Harrison - e absurdamente parecido fisicamente com o pai. Em seguida, surgiram Olivia Harrison e Yoko Ono, viúvas de George e John Lennon, respectivamente, que apenas acenaram para o público e se abraçaram. Por fim, para surpresa geral, o apresentador chamou Paul McCartney e Ringo Starr. A demora de dois segundos até surgirem foi providencial - foi o tempo para que a plateia de jornalistas ficasse de pé para aplaudir, gritar e tietar - e assim permaneceram até a dupla deixar o palco, um minuto e meio depois.

Vestidos de maneira quase idêntica - paletó, gravata, jeans e tênis -, os dois pareciam envaidecidos com a acolhida. Ringo, apontando o telão, perguntou ao companheiro: "O que você achou?" - "Eu adorei", respondeu Paul, bem humorado e deixando evidente seu desconhecimento sobre videogames em geral. O baterista, por sua vez, foi mais incisivo sobre a qualidade de Rock Band: "O jogo é bom, os gráficos são muito bons, nós estamos lindos".

Se a raríssima aparição pública dos beatles sobreviventes causou emoção, também transformou em histórico um momento que por si só já era importante - a oficialização do videogame como o principal aliado da indústria fonográfica na atualidade. Ou seria mais correto dizer "a salvação da indústria musical"? Seja como for, os paradigmas já foram modificados - tal qual os próprios Beatles fizeram com a música pop quando surgiram, no não tão distante 1962.