Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Os males ocultos do Covid: queda de cabelo, pensamentos suicidas, problema na pele e mais

Além dos sintomas mais comuns, como perda de olfato e paladar, a doença tem reações menos conhecidas nos infectados

Redação Publicado em 29/03/2021, às 16h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vacinação contra a Covid-19 (Foto: David Greedy / Getty Images)
Vacinação contra a Covid-19 (Foto: David Greedy / Getty Images)

A Covid-19 tem alguns sintomas e sequelas conhecidos nos infectados. Perda do paladar, olfato, cansaço, dificuldade de respirar e perda da memória são alguns dos mais comuns, mas enquanto a pandemia continua, são descobertas novas reações causadas pela doença.

Há relato de pessoas que estão curadas da Covid-19, mas apresentam sequelas que duram diversos meses. Os resultados de um estudo da Jama Network indicaram que 30% dos participantes continuaram com sintomas da doença, como fadiga e perda de olfato ou paladar, nove meses após contrair o vírus.

+++LEIA MAIS: Todo o mal que o kit-Covid pode te causar: Ivermectina, hidroxicloroquina e azitromicina não são eficazes para prevenir vírus

No entanto, a Covid-19 apresenta outros sintomas não tão conhecidos, como queda capilar, alterações nos olhos, problemas na pele e até pensamentos suicidas. 

Queda capilar

Por se tratar de uma doença nova, os médicos, ao longo dos meses, descobrem novos sintomas e sequelas da Covid-19. Uma das confirmadas é a queda capilar.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro menospreza recorde de óbitos por Covid-19: 'Em todo local está morrendo gente'

Em entrevista ao G1, a dermatologista Kátia Takahashi explicou: “É uma queda abrupta que chamamos de eflúvio telógeno. A pessoa tem a Covid e, geralmente, depois de um mês já começa a ter a queda de cabelo acentuada.”

“Isso depende do grau que a pessoa teve o Covid, se for um nível muito inflamatório, com muita liberação de citocinas inflamatórias, muito estresse e liberação de carga viral, essa queda de cabelo pode começar às vezes com trinta dias, ou pode começar com dois a três meses que é o que vemos aqui no consultório,” concluiu.

+++LEIA MAIS: Ministro da Saúde é recebido aos gritos na USP: ‘Bolsonaro genocida, mais vacina e menos cloroquina’

Segundo a dermatologista, é uma sequela temporária também potencializada pelo estresse, mas que dura “de três, até seis meses”. Além disso, há tratamentos que amenizam a queda capilar. 


Pensamentos suicidas e outras condições de saúde mental

Os pensamentos suicidas são algumas das consequências dos danos neurológicos causados pela Covid-19. Em entrevista à Rolling Stone EUA, o neurologista Igor Koralnik estudou os efeitos do vírus no cérebro a longo prazo.

+++LEIA MAIS: Como a Covid-19 afeta o cérebro? Neurologistas respondem

A pesquisa concluiu que 85% dos pacientes reportaram experiências com pelo menos quatro sintomas os quais afetaram qualidade de vida e habilidades cognitivas. Alguns dos efeitos comuns foram névoa cerebral (81%), dor de cabeça (68%), dormência (60%), tontura (47%), dor (43%), visão embaçada (30%) e tinnitus, um zumbido na cabeça (29%). Além disso, a porcentagem dos sintomas mais conhecidos também foi avaliada, como perda de paladar (59%), perda de olfato (55%) e dores musculares (55%),

Segundo Koralnik, além da Covid-19 afetar condições de saúde mental previamente existentes, infectados pela doença podem desenvolver novas condições: depressão, comportamentos obsessivos, estresse pós-traumático e pensamentos suicidas, por exemplo.

+++LEIA MAIS: Elza Soares recebe vacina contra Covid-19: ‘Ciência venceu o medo, negacionismo e desinformação’


Lesões na pele

Um estudo de pesquisadores do King's College London, no Reino Unido, coletou dados de 350 mil pessoas para analisar as sequelas e sintomas da Covid-19. Conforme noticiado pela BBC, 17% das pessoas que testaram positivo apontaram as erupções na pele como as primeiras manifestações da doença, e 21% das pessoas apontaram sinais dermatológicos como os únicos sintomas da Covid-19.

Há diversas hipóteses sobre o aparecimento desas lesões na pele, como resposta do sistema imunológico e lesões vasculares. Contudo, os médicos afirmam que cada infectado pela Covid-19 pode enfrentar causas diferentes.

+++LEIA MAIS: Entenda como funciona a vacina contra a Covid-19

Publicado na revista científica British Journal of Dermatology, um estudo de pesquisadores espanhóis listou os principais efeitos na pele: lesões assimétricas, como frieiras, que podem causar coceira ou dor; pequenas bolhas no torso e nos membros; áreas brancas ou rosadas da pele acompanhada por coceira; e livedo, na qual a pele fica vermelha ou azul. 


Alterações na visão

Segundo matéria publicada pelo Correio Braziliense, a Covid-19 e o tratamento da doença pode causar graves doenças nos olhos. Em caso de quadros moderados e graves, são utilizados medicamentos que combatem a inflamação no sistema vascular, e isso pode causar catarata e danos nos vasos sanguíneos da retina.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro diz que Coronavac 'não será obrigatória e ponto final'

O oftalmologista Jonathan Lake, em entrevista ao Correio Braziliense que pacientes também podem relatar piora na visão que é indetectável em exames que indicam graus dos óculos: “Em pacientes com fatores de risco ela pode ter algumas manifestações oculares importantes. Temos visto em pacientes hipertensos algumas hemorragias e oclusões.”

Algumas das sequelas da Covid-19 e do tratamento nos olhos podem ser retinopatia, que provoca danos na retina, devido ao aumento da pressão arterial e enfraquecimento dos vasos. Além disso, a catarata, devido aos medicamentos, também pode ser desenvolvida por pacientes de qualquer idade.


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


 +++ KANT | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL