Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Os primeiros curtas-metragens de grandes diretores: de Quentin Tarantino a Martin Scorsese [LISTA]

Ser um cineasta de sucesso requer tempo e dedicação, e muitos começam a carreira dando pequenos passos e filmando curtas

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 15/05/2021, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quentin Tarantino (Foto: Amy Sussman / Getty Images) e Martin Scorsese (Foto: Kevin Winter / Getty Images)
Quentin Tarantino (Foto: Amy Sussman / Getty Images) e Martin Scorsese (Foto: Kevin Winter / Getty Images)

O diretor de um filme é quem dá vida às palavras do roteiro e acaba responsável pelo sucesso ou fracasso de uma produção. No entanto, com exceção de casos como Emerald Fennell- indicada ao Oscarna estreia na direção - a jornada para alcançar o sucesso é longa, e requer tempo e dedicação. 

Mesmo grandes nomes da indústria como Stanley Kubrick, Christopher Nolan e Quentin Tarantino começaram dando pequenos passos e entraram no mundo do cinema realizando curtas-metragens - ou filmes com menos de 30 minutos.

+++ LEIA MAIS: Como a vida de Quentin Tarantino demonstra amor pelo cinema? De empregado em locadora ao Oscar

Confira e assista aos primeiros curtas-metragens de grandes diretores - de Quentin Tarantino a Martin Scorsese:


Spike Jonze

Spike Jonze é um cineasta muito versátil, começou produzindo vídeos de skate e ficou conhecido por dirigir comerciais e clipes do Daft Punk, Foo Fighters e R.E.M. Com grandes sucessos no currículo como Quero Ser John Malkovich (1999) e Her (2013), Jonze estreou como diretor com o curta-metragem Como Eles Chegaram Lá (How They Get There). O filme foi lançado em 1997 e tem três minutos.

+++ LEIA MAIS: Os 7 melhores filmes de Martin Scorsese [LISTA]


Quentin Tarantino 

Um dos diretores mais populares, Quentin Tarantino fez sucesso ao trazer para os filmes muita violência gráfica, sangue e diálogos. Cães de Aluguel (1992) marcou a estreia do cineasta na direção de um longa, mas ele havia realizado um curta-metragem antes, My Best Friend's Birthday (em tradução livre: O Aniversário do Meu Melhor Amigo). A produção, lançada em 1987, tem 36 minutos e foi dirigida, escrita e estrelada por Tarantino.


Christopher Nolan

Conhecido pelas megas produções como Interestelar (2014) e A Origem (2010), Christopher Nolan se consagrou como um grande nome na indústria cinematográfica. O diretor realizou alguns projetos na faculdade, mas, logo após se formar, dirigiu Doodlebug, ou Bomba Voadora em português. O curta-metragem de três minutos é um suspense psicológico de 1997, no qual um homem tenta matar uma criatura parecida com um inseto no apartamento.

+++ LEIA MAIS: Repetitivo? 5 truques de Christopher Nolan repetidos nos filmes dele, de Batman a A Origem, segundo site


Martin Scorsese

Considerado o segundo melhor diretor vivo pelo The Guardian, Martin Scorsese com certeza deixou (e deixa) sua marca no cinema. Responsável por Os Bons Companheiros (1990) e Taxi Driver (1986), o diretor estreou com What's a Nice Girl Like You Doing in a Place Like This? (O que uma garota legal como você faz em um lugar como este? em tradução livre). O curta de comédia foi filmado em 1963, enquanto Scorseseestudava na Tisch School of the Arts da Universidade de Nova York, EUA.


Stanley Kubrick

Stanley Kubrick realizou 13 longas durante as mais de quatro décadas de carreira, os quais mudaram o modo de fazer cinema, como 2001 - Uma Odisseia no Espaço (1968), Laranja Mecânica (1971), O Iluminado(1980) e mais. O diretor lançou o primeiro curta em 1951, chamado Day of the Fight. Foi baseado em uma fotografia clicada por Kubrick dois anos antes para a revista Look.

+++ LEIA MAIS: O que torna Stanley Kubrick um eterno gênio do cinema? [LISTA]


+++ MV BILL: 'A GENTE TEM A PIOR POLÍTICA DE GOVERNO PARA O PIOR MOMENTO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL