Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Os Simpsons comemoram 20 anos no ar

Saiba mais sobre as duas décadas que garantiram aos Simpsons o cinturão de família mais famosa da televisão mundial

Da redação Publicado em 17/12/2009, às 12h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Eles já duram duas décadas, e com o mesmo corpinho de 1989. Era 17 de dezembro do ano em que o Muro de Berlim colapsava e Luiz Inácio Lula da Silva perdia sua primeira eleição à presidência do país (para Fernando Collor) quando os Simpsons se esparramaram pelo sofá amarronzado pela primeira vez. Criados para o canal FOX pelo cartunista Matt Groening, Homer, Marge, Lisa, Bart e Maggie logo se transformaram em um dos símbolos mais fortes da cultura pop dos Estados Unidos.

Com 21 temporadas, o desenho animado conquistou este ano o cinturão de comédia com mais tempo de permanência no horário nobre norte-americano. Expandir a franquia foi inevitável: eles viraram HQ, game, música (o rap "Do the Bartman", interpretado pela dubladora de Bart, Nancy Cartwright, foi hit em 1990) e, em 2007, Os Simpsons - O Filme, o primeiro longa-metragem baseado no seriado de animação mais popular na televisão mundial, estreou nas salas de cinema.

Hoje, os filhotes de Simpsons podem pegar ainda mais pesado nos diálogos irônicos e autodepreciativos à cultura dos EUA - nesta escola se graduaram Uma Família da Pesada e South Park, por exemplo. Mas, para aquele final dos anos 80, as tiradas dos habitantes da fictícia Springfield (na verdade, quase todos os estados norte-americanos têm uma cidade com o mesmo nome) levaram o "politicamente incorreto" a mares - e telas - nunca dantes navegados. A tal ponto que o presidente George Bush (o pai), que chegou à Casa Branca no mesmo ano de estreia do desenho animado, não hesitou em declarar: ele preferia ver "mais famílias como os Waltons do que como os Simpsons", em referência ao seriado setentista Os Waltons, esse sim, sobre um clã de moral e bons costumes.

A família cresceu: a Springfield de Groening e James L. Brooks (produtor) tem cerca de 500 personagens e quase 550 participações especiais - gente como os ex-Beatles Ringo Starr (no episódio "Brush With Greatness", em 1991), George Harrison ("Homer's Barbershop Quartet", 1993) e Paul McCartney, com a esposa Linda McCartney ("Lisa the Vegetarian", 1995), além de Michael Jackson ("Stark Raving Dad", 1991) e o jogador de futebol Ronaldinho ("Marge Gamer", 2007). Clique aqui para conferir galeria de fotos com alguns dos convidados.

Para criar um único episódio da série ganhadora de 25 prêmios Emmy, a trupe de escritores precisa, em média, de 20 colaboradores. São profissionais que, como apontou o ex-roteirista Patric Verrone ao jornal britânico The Independent, se responsabilizam pelos mais mirabolantes "homerismos". Entre as pérolas do chefe da família destacadas por Verrone, estão as máximas sobre a mulher ("uma mulher é como uma cerveja. Elas cheiram bem, são bonitas, você pisaria em sua própria mãe para pegar uma! Mas você não consegue parar em uma só. Você quer beber outra mulher!"), a cerveja ("causa e solução de todos os problemas") e o sexo ("vou para o meu carro, com a mulher que amo, e não voltarei pelos próximos 10 minutos!").

Com longa tradição de fazer chacota de culturas distintas, principalmente a da própria terra natal, Os Simpsons seguem fortes na linha "doa a quem doer". No Brasil, "Blame It On Lisa" ("Feitiço de Lisa"), episódio da 13ª temporada, não desceu redondo para alguns telespectadores. É nele que o clã amarelado desembarca no Rio de Janeiro - o que dá margem para uma avalanche de clichês sobre o país, alguns absurdos (macacos que passeiam tranquilamente pelas principais ruas da cidade; habitantes fazendo filas de conga a torto e a direito) e outros bem mais realistas (apresentadoras infantis que abusam da sexualidade). Alguns órgãos brasileiros, como a Embratur, chiaram com o retrato negativo do país - Homer, por exemplo, é alvo de sequestro-relâmpago. O protesto foi em vão: se cada país retratado, a começar pelo próprio Estados Unidos, fosse reclamar...

Em 10 de janeiro, Morgan Spurlock, o cineasta de Super Size Me - A Dieta do Palhaço, lançará um documentário sob encomenda da Fox para avaliar o fenômeno cultural desatado com o sucesso de Simpsons. A celebração dos 20 anos da série animada se estendeu por todo 2009. Em maio, o USPS, serviço postal dos Estados Unidos, emitiu leva com cinco modelos de selo, um para cada membro da família. No mês passado, a matriarca Marge foi mais longe: "posou" seminua para a revista Playboy.

Em 2007, Homer Simpson também apareceu em uma capa "vestido de vento": a da Rolling Stone Brasil. Leia na íntegra a matéria "Sexo, Rosquinhas e Rock 'n' Roll: no cinema com a família mais famosa do mundo.