Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Os vocais memoráveis (e isolados) de David Bowie em 'Starman' mostram genialidade do artista; ouça

Lançada em 1972, a música certamente reflete a persona Ziggy Stardust

Redação Publicado em 14/04/2020, às 17h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
David Bowie como Ziggy Stardust (Foto: Reprodução)
David Bowie como Ziggy Stardust (Foto: Reprodução)

David Bowie lançou "Starman" em abril de 1972 e essa música deu ao cantor o primeiro sucesso desde "Space Oddity". Para relembrar a icônica canção, a Far Out Magazine apresentou a faixa com os vocais isolados - que mostram a genialidade do músico.

+++ LEIA MAIS: A época em que David Bowie viveu à base de cocaína, leite e pimentas

As composições de Bowie são frequentemente citadas como referências das melhores da música moderna, e, muitas vezes, o desempenho vocal dele é esquecido. 

Escrita para o disco The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars de última hora, a música tem uma história por trás. O baterista do músico, Woody Woodmansey, disse em uma entrevista ao The Quietus: "Terminamos de gravar o álbum Ziggy Stardustna época e ele entrou na gravadora. Eles disseram: 'Não podemos divulgar isso. Não tem um single!'"

+++ LEIA MAIS: Como David Bowie ficou com 'olhos de alienígena' após briga por uma garota?

"Então saímos do estúdio e, em cerca de um mês, Bowie havia escrito 'Starman' e voltamos ao estúdio em janeiro. Era um single, óbvio! Acho que Mick e eu saímos no carro depois que David tocou pela primeira vez e já estávamos cantando, só de ouvir uma vez. Na época, pensávamos que poderia ser um pouco demais, um pouco comercial demais", contou. 

Ele completou: "Pode parecer estranho, mas simplesmente não tínhamos feito nada tão comercial antes. Mas, eu sempre pensei que Bowie tinha essa capacidade, que a qualquer momento que ele quisesse, ele poderia escrever um single de sucesso comercial."

+++ LEIA MAIS:  Por que a capa de Young Americans, disco do David Bowie, não foi exatamente como ele queria?

A persona Ziggy Stardustfoi criada por David Bowie em 1971. E é essa persona e esse charme estão refletidos no single "Starman".

Ouça aos vocais isolados de David Bowie em "Starman":


+++ SESSION RS: SCALENE TOCA ASSOMBRA