Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Oscar 2013: Premiação manterá nome informal neste ano

Oficialmente chamada de 85º Cerimônia Anual de Premiação da Academia, a festa adotará nomenclatura com a qual ficou popularmente conhecida

Redação Publicado em 20/02/2013, às 11h49 - Atualizado às 12h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Oscar - AP
Oscar - AP

Ainda que no Brasil a maior premiação do cinema seja amplamente conhecida como Oscar, o nome original é mais pomposo e longo: Cerimônia Anual de Premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. De acordo com o que noticiou o jornal inglês The Guardian, nesta quarta-feira, 20, a Academia pretende, nesta 85º edição, adotar oficialmente o nome pelo qual o prêmio é chamado informalmente, sem usar também o numeral na frente.

Oscar 2013: Conheça os indicados ao prêmio de Melhor Curta de Animação.

Segundo o coprodutor da premiação Neil Meron, chamá-lo apenas de Oscar, originalmente o nome das estatuetas entregues aos atores, diretores e produtores, sem a numeração ou o nome da Academia, faz parte de um movimento direcionado a "remodelá-lo". "Não vamos chamá-lo mais de 85º Cerimônia Anual de Premiação da Academia, porque isso o deixa com cheiro de mofo. Vamos chamá-lo de Oscar", disse ele, comparando ao Grammy. "O Grammy não possui uma numeração. Assim como será com o Oscar."

De acordo com a porta-voz da cerimônia, Teni Melidonian, essa mudança de postura para rejuvenescer a marca pode não ser definitiva. "Isso faz sentido para este ano. Mas facilmente poderíamos voltar a usar o nome antigo no ano que vem", disse.

O Oscar 2013 será realizado no dia 24 de fevereiro, próximo domingo, e será transmitido, no Brasil, pelo canal por assinatura TNT e pela Globo. Lincoln é o campeão de indicações, 12 no total.