Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Oscar 2015: “Glory” arranca lágrimas e garante Oscar de Melhor Canção para Selma: Uma Luta Pela Igualdade

Canção emocionou o público ao ser cantada por John Legend e Common, durante a cerimônia do prêmio

Redação Publicado em 23/02/2015, às 01h13 - Atualizado às 01h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Legend e Common cantam "Glory", trilha do filme <i>Selma</i> e indicada ao Oscar de Melhor Canção

 - AP
John Legend e Common cantam "Glory", trilha do filme <i>Selma</i> e indicada ao Oscar de Melhor Canção - AP

Pelo menos uma estatueta do Oscar o filme Selma: Uma Luta Pela Igualdade, épico sobre uma das marchas de Martin Luther King Jr. pelos direitos civis dos cidadãos negros nos Estados Unidos, durante a década de 1960, levará para casa, o de Melhor Canção Original.

Oscar 2015: Tim McGraw revive Glen Campbell cantando “I'm Not Going to Miss You”; assista.

Indicado em apenas duas categorias (a outra é de Melhor Filme, na qual é um azarão) Selma: Uma Luta Pela Igualdade venceu com a música “Glory”, de John Legend e Common.

Oscar 2015: Adam Levine comanda Maroon 5 em performance emotiva de “Lost Stars”; assista.

A emocionante canção entrou na briga como forte candidata a sair como ganhadora, o que se confirmou quando, depois de ser a última das concorrentes ao prêmio de Canção Original interpretada no palco do Dolby Theatre, em Los Angeles, arrancou aplausos e lágrimas do público.

Oscar 2015: Tegan and Sara e The Lonely Island mostram canção que concorre ao prêmio por Uma Aventura Lego.

“Nina Simone disse que é dever do artista mostrar os tempos em que vivemos. Selma pode ter sido há 50 anos, mas é agora porque a luta por justiça é agora. O direito ao voto pelos quais eles lutaram, hoje, agora, estão sendo comprometidos. Vivemos no país com a maior população carcerária do mundo. Existem mais homens negros presos do que escravos na época da escravidão", disse Legend.

Durante a performance da canção no Oscar, Common, ao lado de Legend, apareceu no cenário que simulava a ponte cruzada por Martin Luther King Jr., com rimas enérgicas e acompanhado de um coral que marchava como em 1965. A apresentação catártica foi introduzida por Octavia Spencer, ganhadora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Histórias Cruzadas, em 2012 e terminou com muitos aplausos e as lágrimas emocionadas do ator David Oyetokunbo Oyelowo, protagonista do longa.

Oscar 2015: com vestido de gala, Rita Ora interpreta música de Beyond the Lights.

“Glory” derrotou "Grateful", de Rita Ora, em Beyond the Lights, "Everything is Awesome", por Tegan and Sara e The Lonely Island, de Uma Aventura Lego, "I'm Not Going to Miss You", por Glen Campbell, de Glen Campbell: I'll Be Me e "Lost Stars", por Gregg Alexander, Danielle Brisebois, Nick Lashley, Nick Southwood.

Sobre “Glory”

A interpretação de Common e John Legend para Selma: Uma Luta Pela Igualdade retoma alguns dos momentos mais importantes do movimento pelos direitos civis, nos Estados Unidos, de Rosa Parks aos protestos contra a morte de Michael Brown em Ferguson, Missouri, no ano passado. Quando os músicos venceram na categoria Melhor Canção Original no Globo de Ouro, Common falou a respeito do poder transformador de trabalhar em um filme como esse. A trama narra a marcha de Martin Luther King, Jr. de Selma a Montgomery, no Alabama. "Quando pisei no set pela primeira vez, senti que Selma era muito mais do que um filme", disse Common.

Selma: Uma Luta Pela Igualdade

A cinebiografia de Martin Luther King Jr. retrata a luta do líder para garantir o direito ao voto para os negros nos Estados Unidos. A arriscada campanha culminou na histórica marcha de Selma a Montgomery, no Alabama, que influenciou a opinião pública norte-americana e forçou ao presidente Johnson a criar a Lei do Direito ao Voto de 1965. A marcha comemora 50 anos em 2015.

Acompanhe a cobertura da Rolling Stone Brasil ao vivo, nas nossas redes sociais: Facebook.com/RollingStoneBrasil, @RollingStoneBr e Instagram.com/RollingStoneBrasil.

A 87ª edição de entrega dos prêmios Oscar neste domingo, 22, em cerimônia realizada no Dolby Theatre, em Hollywood, em Los Angeles, com apresentação de Neil Patrick Harris. Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), Boyhood - Da Infância à Juventude, O Grande Hotel Budapeste, O Jogo da Imitação, Selma: Uma Luta Pela Igualdade, A Teoria de Tudo, Whiplash - Em Busca da Perfeição e Sniper Americano são os concorrentes da categoria de Melhor Filme.